fbpx

ESPECIAL – 60 artigos que fizeram sucesso em 2015 (Parte IV)

Print Friendly, PDF & Email

Melhores-Ano-04

Crise das universidades: critiquem a causa e não o efeito

Em artigo corajoso, Jefferson Viana torpedeia os militantes travestidos de docentes e alunos que, nas universidades, denunciam em desespero a crise econômica que afeta os orçamentos das instituições, mas seguem lutando pelo socialismo e defendendo delírios – além de serem diretamente responsáveis pela reeleição de Dilma Rousseff.

Jandira Feghali e o nojo de pobre

Em um de seus maiores sucessos em nosso site, João César de Melo descasca a deplorável figura de Jandira Feghali, do PCdoB, ardorosa esquerdista, crítica do capitalismo, mas que desfruta de suas benesses da forma mais hipócrita, como tantos outros de sua estirpe. Uma das clássicas desmoralizações promovidas por João César de figuras patéticas como essa, que vale a conferida.

Resposta a um leitor. Ou: por que o capitalismo liberal é o melhor modelo

Em resposta a um leitor com dúvidas e inquietações acerca das influências esquerdistas exercidas sobre sua jovem filha, João Luiz Mauad oferece uma receita estimulante de argumentos para demonstrar a eficiência e utilidade do modelo capitalista liberal para todo o conjunto da sociedade. Um excelente texto introdutório à nossa gama de ideias e valores.

Cristovam Buarque e o Escola Sem Partido: ignorância ou cinismo?

Conhecido pela sua defesa retórica incessante da educação, quase como um mantra, o senador pedetista se opôs, da maneira mais hipócrita, ao projeto Escola Sem Partido, do advogado Miguel Nagib. Em uma das defesas que promoveu a esse importante projeto ao longo do ano, Lucas Berlanza desafia a incoerência do senador e aproveita para elucidar aspectos da iniciativa que visa sanear o ensino no Brasil da praga doutrinadora.

Sobre intolerância: nós não apoiamos barbárie

No mês de junho, o caso de uma jovem candomblecista agredida no Rio de Janeiro suscitou discussões. Aproveitando o gancho, Lucas Berlanza discute o entendimento do valor da tolerância em uma ordem liberal, configurando um ambiente de coexistência pacífica e garantia de respeito a todas as crenças religiosas, sem implicar em concordância imperiosa com seus símbolos, doutrinas e ideias particulares.

O perigo da ideologia de gênero nas escolas

Outro assunto que seguramente figurou entre os tópicos mais debatidos no ano, a ideologia de gênero, denunciada aqui por Jefferson Vianna, abre as portas para mais intromissões do Estado na educação, insuflando a agenda panfletária de que os sexos não existem desde o nascimento. O combate a essa teoria que se tornou um modismo influente na atualidade é o objetivo do jovem colunista nesse pequeno estudo.

 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo