fbpx

Entre atuar no livre mercado ou cortejar o governante

Print Friendly, PDF & Email

A defesa do livre mercado deve fazer parte dos princípios de qualquer instituição associativa empresarial. Não adianta aprimorar técnicas de desenvolvimento gerencial ou instigar o espírito empreendedor entre os jovens quando o governo intervém de tal forma que o ambiente de negócios se torna hostil ao empresário que não se deixa corromper por políticos ou burocratas.

No livre mercado, o empresário tem que necessariamente satisfazer os consumidores e gerir com racionalidade seu negócio se quiser se manter e prosperar; no mercado onde o governo determina os vencedores, isso às vezes não é suficiente ou não é necessário, pois a manutenção dos negócios ou a prosperidade dos empresários depende de cortejarem o governante.

É importantíssimo que os empreendedores tenham a consciência de que, no livre mercado, basta-lhes saberem vender bem seus produtos e serviços. No mercado tutelado pelo governo, vender produtos e serviços pode não ser suficiente; às vezes, é preciso vender a alma.

Infelizmente, o ambiente de negócios no Brasil é tão hostil para empresários honestos e íntegros que, em vez de venderem a sua alma, preferem simplesmente abandonar a própria existência.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo