fbpx

A sabedoria de Thomas Edison

Print Friendly, PDF & Email

Nosso homenageado de hoje é Thomas Edison. Inventor, cientista e empresário, Thomas Alva Edison nasceu no dia 11 de Fevereiro de 1847, em Ohio, nos Estados Unidos. Durante toda a sua vida, Thomas Edison registrou 2.332 patentes de diversas criações e inovações, como a lâmpada incandescente, o fonógrafo e a primeira câmera cinematográfica.

Em 1878, Thomas Edison criou a ‘Edison Electric Light Company’, uma gigante do ramo industrial que sobreviveu até os nossos dias, com o nome de ‘General Electric Co.’ O Feiticeiro de Menlo Park (The Wizard of Menlo Park), como era conhecido, foi um dos primeiros inventores a conjugar os processos de invenção e produção em massa.

Thomas Edison não se destacou propriamente pela defesa da liberdade, mas por ter sido um dos maiores usuários e beneficiários dela, tendo se transformado num exemplo de empreendedorismo para as gerações que o sucederam.

“Nossa maior fraqueza está em desistir. A maneira mais certa de ter sucesso é sempre tentar apenas mais uma vez.”

“Eu não falhei. Só acabei de encontrar 10.000 maneiras que não funcionam.”

“Eu não falhei 1000 vezes. A lâmpada foi uma invenção com 1000 passos.”

“Oportunidade é perdida pela maioria das pessoas porque está vestida de macacão, e aquilo se parece com trabalho.”

“Existe um caminho melhor para tudo. Encontre.”

“A pessoa bem-sucedida cria o hábito de fazer o que os outros não gostam de fazer.”

“O maior fracasso do homem é que ele desiste antes de perceber o quão próximo ele estava do sucesso.”

“O sucesso é 90% de transpiração e 10% de inspiração!”

“Eu nunca vejo erros como falhas. São simplesmente oportunidades para descobrir o que não funciona.”

“Eu tenho muito mais respeito pela pessoa com uma única ideia que chega lá do que pela pessoa com mil idéias que não faz nada.”

“Cinco por cento das pessoas pensam; dez por cento das pessoas pensam que pensam; e os outros oitenta e cinco por cento preferem morrer do que pensar.”

“Visão sem execução é ilusão.”

“Trabalhe enquanto outros estão desejando.”

“Resultados negativos são exatamente o que eu quero. Eles são tão valiosos para mim quanto resultados positivos. Eu nunca consigo encontrar a coisa que faz o trabalho melhor antes de encontrar as que não funcionam.”

“O tempo é realmente o único capital que qualquer ser humano tem, e a única coisa que ele não pode perder.”

“A maioria das minhas ideias pertencia a outras pessoas que nunca se preocuparam em desenvolvê-las.”

“Eu devo meu sucesso ao fato de nunca ter tido um relógio na minha sala de trabalho.”

“Não há substituto para o trabalho duro.”

“Estar ocupado nem sempre significa trabalho real.”

“Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade se encontra com o planejamento.”

“Qualquer coisa que não venda, não quero inventar. A venda é prova da utilidade, e utilidade é sucesso.”

“O valor de uma ideia está no uso dela.”

“O descontentamento é a primeira necessidade do progresso.”

“Não teremos melhores condições no futuro, se estivermos satisfeitos com todos os que temos atualmente.”

“Hoje, fico imaginando o que teria acontecido comigo agora, se, cinquenta anos atrás, algum falante fluente tivesse me convertido à teoria das oito horas diárias e me convencido de que não era justo para meus colegas de trabalho colocar meus melhores esforços no meu trabalho. Fico feliz que o dia de oito horas não tenha sido inventado quando eu era jovem. Se minha vida tivesse sido composta de oito horas por dia, não acredito que poderia ter feito muita coisa.”

“As primeiras 40 horas de trabalho por semana são para sobrevivência. Tudo depois disso é para o sucesso.”

“O sucesso depende de quantas experiências você pode ajustar em 24 horas”

“Os perigos do excesso de trabalho são leves em comparação com os perigos da inatividade.”

“Há muito mais oportunidades do que pessoas para vê-las.”

“Tornaremos a eletricidade tão barata que só os ricos queimarão velas.”

“Cometo mais erros do que qualquer outra pessoa que conheço e, mais cedo ou mais tarde, patenteio a maioria deles.”

“Meu sucesso se deve mais à minha capacidade de trabalhar continuamente em uma coisa, sem parar, do que a qualquer outra qualidade única.”

“Nada que é bom funciona por si só, você tem que fazer a maldita coisa funcionar.”

“O sucesso é baseado na imaginação, na ambição e na vontade de trabalhar.”

“Eu nunca aperfeiçoei uma invenção sobre a qual eu não pensava em termos da utilidade que ela poderia dar aos outros … Primeiro, eu descubro o que o mundo precisa, então eu procuro inventar.”

“Existe muito mais perigo no monopólio público do que no privado, pois quando o governo entra no mundo dos negócios, pode sempre transferir suas perdas para os contribuintes. O governo nunca está restrito pelas despesas – e esse é o primeiro requisito dos negócios.”

“Infelizmente, parece haver muito mais oportunidade lá fora do que habilidade … Devemos lembrar que a boa sorte muitas vezes acontece quando a oportunidade se encontra com a preparação.”

“Se fizéssemos todas as coisas que somos capazes de fazer, nós literalmente nos surpreenderíamos.”

“A inovação contínua é a melhor maneira de vencer a concorrência.”

“Eu preferiria ter um homem com entusiasmo trabalhando comigo do que dez que fossem complacentes.”

“O inventor tenta atender a demanda de uma civilização louca.”

“Eu sou mais uma esponja do que um inventor. Eu absorvo idéias de todas as fontes. Eu tomo esquemas semi-amadurecidos para desenvolvimento mecânico e os faço práticos. Eu sou uma espécie de intermediário entre o inventor de cabelos compridos e sem prática e o homem de negócios de cabeça dura que mede todas as coisas em termos de dólares e centavos. Meu principal negócio é dar valor comercial às idéias brilhantes, mas mal orientadas, de outras pessoas.”

“Estar ocupado nem sempre significa trabalho real. O objetivo de todo trabalho é produção ou realização e, para qualquer um desses fins, deve haver previsão, sistema, planejamento, inteligência e propósito honesto, bem como transpiração. Parecer fazer não é fazer.”

“A inquietação é o descontentamento e o descontentamento é a primeira necessidade de progresso. Mostre-me um homem completamente satisfeito e vou mostrar-lhe um fracassado.”

“Meu principal objetivo na vida é ganhar dinheiro para poder continuar criando mais invenções.”

“Eu tenho melhor uso para o meu cérebro do que envenená-lo com álcool. Colocar álcool no cérebro humano é como colocar areia nos rolamentos de um motor.”

“É uma situação terrível quando o governo, para assegurar a Riqueza Nacional, deve endividar-se e submeter-se a taxas de juros ruins, nas mãos de homens que controlam o valor fictício do ouro.”

“Quando não há experimentação, não há progresso. Pare de experimentar e você vai andar para trás. Se algo der errado, experimente até chegar ao fundo do problema.”

“A não-violência leva à mais alta ética, que é o objetivo de toda evolução. Até que paremos de prejudicar todos os outros seres vivos, ainda seremos selvagens.”

“Não apenas o poder atômico será liberado, mas um dia nós aproveitaremos a ascensão e queda das marés e aprisionaremos os raios do sol.”

“Os Estados Unidos, e outras nações avançadas, algum dia serão capazes de produzir instrumentos de morte tão terríveis que o mundo estará em terror abjeto de si mesmo e sua capacidade de acabar com a civilização …”

“O inventor não pode fazer tudo, você precisa mudar as pessoas. Temos uma enorme capacidade de inventar super maquinas. Mas o nosso desejo de instalar o dispositivo é fraco. A inércia humana é o problema, não invenção. Algo no homem o faz resistir à mudança.”

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Pular para o conteúdo