fbpx

Os bancos finalmente abraçaram o Bitcoin

Print Friendly, PDF & Email

Se antes os grandes bancões criticavam o Bitcoin e o universo das criptomoedas, o jogo parece ter mudado.

Críticas podem se dar pela falta de conhecimento, ou mesmo por medo de uma inovação, pois um ativo como as criptomoedas poderiam representar uma ameaça ao modelo de negócio consagrado das instituições financeiras.

Afinal, o Bitcoin foi criado para descentralizar as relações financeiras, tirando o intermediário de confiança de uma transação. Isto é, tirando os bancos da jogada.

Entre os exemplos desse ataque coordenado estava Jamie Dimon, CEO do JP Morgan, que, por diversas vezes, chamou o Bitcoin de “inútil” e afirmou que demitiria pessoalmente qualquer funcionário que tivesse bitcoin em posse ou realizasse transações com o ativo.

No entanto, esses grandes bancos já perceberam que o Bitcoin é um ativo que não pode ser parado e mudaram sua postura.

Contudo, o crescente entendimento da classe de ativos associado à demanda pelos clientes levou bancos como Goldman Sachs e JP Morgan, que anteriormente criticavam o Bitcoin como ativo, a passarem a oferecer fundos aos seus clientes com exposição a criptomoedas.

A grande captação que esses fundos tiveram e os grandes lucros provenientes disso fizeram os grandes bancos “mudarem de opinião” quanto ao Bitcoin.

Atualmente, analistas do Goldman Sachs e do JP Morgan já se pronunciam sobre o Bitcoin de forma positiva, concordando com o potencial do ativo como uma nova reserva de valor ou hedge, que ainda vai se comparar ao ouro em termos de relevância no mercado.

Conforme o Goldman Sachs já cravou, o “Bitcoin [chegar] a 100 mil dólares é uma questão de tempo”, apesar da desvalorização do criptoativo recente.

Ter grandes instituições favorecendo o racional de diversificação do portfólio com inclusão de Bitcoin e outras criptomoedas nas carteiras é um fator inegavelmente positivo pensando em longo prazo. O mercado do Bitcoin tornou-se grande demais para ser ignorado. Money talks!

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Luan Sperandio

Luan Sperandio

Analista político, colunista de Folha Business. Foi eleito Top Global Leader do Students for Liberty em 2017 e é associado do Instituto Líderes do Amanhã. É ainda Diretor de Operações da Rede Liberdade, Conselheiro da Ranking dos Políticos e Conselheiro Consultivo do Instituto Liberal.

Pular para o conteúdo