fbpx

O governo manda na propriedade privada?

Print Friendly, PDF & Email

A Apple venceu a Blackberry e disputa o mercado com uma infinidade de concorrentes, entre os quais se destaca a Samsung.

A Apple optou pelo sistema fechado iOS, a Samsung pelo sistema aberto Android. Todo consumidor tem liberdade para adquirir o que lhe for mais conveniente.

A Blackberry tinha o monopólio, porque inventou o smartphone; manteve a hegemonia enquanto oferecia o melhor sistema até que deixou de ser competitiva, perdeu mercado e ruiu.

No mercado onde a liberdade impera sobre a coerção, empresas vêm e vão, enriquecem e fracassam, de acordo com o que surge de inovação, atração e fidelização dos consumidores.

Quando o governo intervém, ele perverte, corrompe, destrói a moralidade nas relações que deveriam ser livres, espontâneas e voluntárias.

Em 1890, criaram a lei Sherman, ou lei antitrust. Um escárnio. Foi a primeira grande investida do governo americano contra a propriedade privada e a livre concorrência. Para não falar na execrável figura do “eminent domain” que concede prerrogativa ao governo para desapropriar o que é privado ao seu bel prazer. A República Constitucional cedeu lugar à democracia populista e demagógica. Sim, aqueles que ganhavam mercado por serem melhores foram desprovidos do direito de exercer seu domínio tecnológico, seu perfeccionismo no oferecimento do que seus consumidores desejavam.

Antes foi a Standart Oil que, no início do século XX, sofreu com a estupidez escandalosa do governo e foi obrigada a se dividir em várias empresas. Agora são a Apple, a Amazon, a Microsoft que são assediadas pelo governo para fazerem lobby ou serem multadas com cifras bilionárias. Monopólio onde há livre-mercado é um fetiche de burocrata ou político que se acha um rei-filósofo, como preconizava Platão.

Alguém no Olimpo deve dizer para o público o que pode ou não pode oferecer e demandar. Que tristeza ver os caminhos que estamos seguindo sem questionar. A Apple, segundo os “gênios” do FCC, o CADE deles, não pode deixar de fora da Apple Store softwares que ela não quer comercializar – ou seja, quem manda na propriedade privada é o governo.

Isso tem um nome: fascismo. Os EUA adotaram o fascismo em 1890, antes de ele ser conhecido na Europa. Os que produzem são mandados pelos que não produzem nada. Não produzem, porque não sabem. Por isso, têm raiva de quem sabe.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo