fbpx

Já passou da hora de privatizar a Petrobras

Print Friendly, PDF & Email

A discussão sobre o monopólio da exploração do petróleo pelo Estado data dos anos 1930, quando a esquerda, políticos, militares, intelectuais e nacionalistas faziam um movimento estatizante. Em 1939, o então presidente, Getúlio Vargas, nacionalista que flertava com o fascismo, estatizou o poço Monteiro Lobato na Bahia, que levou este nome devido à forte atuação que o escritor fazia defendendo a estatização do petróleo. Desde aquela época, os intelectuais têm sido usados pela esquerda para defender suas mirabolantes ideias socialistas.

A Constituição de 1946 permitia, através de lei ordinária, que o capital privado nacional ou estrangeiro pudessem ser investidos nos negócios de petróleo, mas, em 3 de outubro de 1953, Vargas sancionou a fatídica Lei 2.004, que concedeu à União o monopólio da pesquisa, da exploração, da produção, do refino, do transporte e da comercialização do petróleo e do gás natural, iniciando assim uma complicada trajetória da Petróleo Brasileiro S/A que se arrasta até os dias de hoje. (…)

– Leia o texto na íntegra na Gazeta do Povo.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Salim Mattar

Salim Mattar

Empresário, apoiador da causa liberal no Brasil, participa do Instituto Liberal desde 1986 e atualmente ocupa a presidência do Conselho. Fundou o Instituto Liberal de Belo Horizonte e o Instituto de Formação de Líderes presente em 15 cidades e que se dedica a formar jovens em liderança, empreendedorismo, política e liberalismo. Também é um dos fundadores do Instituto Livre Mercado que apoia a Frente Parlamentar do Livre Mercado no Congresso Nacional com o objetivo de tornar melhores os projetos de lei. Como empresário, foi um dos fundadores da Localiza Rent a Car S/A e possui investimentos nos ramos de seguros, helicópteros de transporte para plataformas de petróleo e agronegócio.

Pular para o conteúdo