fbpx

Crise no setor público versus setor privado

Print Friendly, PDF & Email
Nos últimos dias, os meios de comunicação informaram que as lojas Americanas declararam à justiça dívidas que somam 40 bilhões de reais.
 
A diferença evidente entre o rombo das Americanas e a crise em uma estatal, geralmente motivada pela corrupção, é que o prejuízo privado não é colocado nas costas de toda a população brasileira.
 
Os 40 bilhões devidos pelo conglomerado atingem seus credores e acionistas – com o elo fraco, os seus funcionários, que correm o risco de perder seus empregos. Quando se passa para o setor público, o problema atinge a população de forma muito mais ampla, pois se trata de dinheiro de nossos impostos, produzidos por todos nós, que deveriam ser direcionados para políticas públicas de benefício coletivo (como a segurança, por exemplo) ou na esfera administrativa estatal (justiça, defesa, relações exteriores) e que, por justamente faltar, terá que ser tirado de algum lugar, que quase sempre é o bolso do cidadão.

Ninguém aqui, a menos que seja acionista ou funcionário das Americanas, precisa se preocupar com o rombo da companhia, pois não precisará tirar um centavo do próprio bolso. Exceto se, e somente se, o governo decidir praticar seu antiliberalismo e dar dinheiro para salvar uma empresa à beira da falência.

*Artigo publicado originalmente na página Liberalismo Brazuca no Facebook.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal trabalha para promover a pesquisa, a produção e a divulgação de ideias, teorias e conceitos sobre as vantagens de uma sociedade baseada: no Estado de direito, no plano jurídico; na democracia representativa, no plano político; na economia de mercado, no plano econômico; na descentralização do poder, no plano administrativo.

Pular para o conteúdo