fbpx

A sabedoria de Winston Churchill

Print Friendly, PDF & Email

Winston Churchill (30/11/1874 – 24/01/1965) foi um dos maiores guerreiros (literalmente) da liberdade que o mundo já conheceu. É considerado por muitos o principal responsável pela vitória dos aliados contra Hitler na Segunda Guerra. Além de estadista, Churchill foi também um escritor profícuo, além de um grande frasista, o que torna a nossa tarefa de selecionar apenas algumas bastante espinhosa:

“O medo é uma reação. A coragem é uma decisão.”

“O socialismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a partilha igual da miséria.”

“O melhor argumento contra a democracia é uma conversa de cinco minutos com o eleitor médio.”

“Não há nada que o governo possa lhe dar que não tenha tirado de você antes.”

“Muitas formas de governo foram tentadas e serão tentadas neste mundo de pecado e aflição. Ninguém finge que a democracia é perfeita ou sábia. Na verdade, foi dito que a democracia é a pior forma de governo, exceto todas as outras.”

“Todos são a favor da liberdade de expressão. Não passa um dia sem que ela seja exaltada, porém, a ideia de algumas pessoas é que elas são livres para dizer o que gostam, mas se alguém diz algo de volta, ficam indignadas.”

“Você pode ter de lutar quando não há esperança de vitória, porque é melhor perecer do que viver como escravos.”

“Por mais bonita que seja a estratégia, você deve ocasionalmente analisar os resultados.”

“O principal vício do capitalismo é a distribuição desigual da prosperidade. O principal vício do socialismo é a distribuição uniforme da miséria.”

“Você tem inimigos? Bom. Isso significa que você defendeu algo em algum momento da sua vida.”

“Uma mentira caminha meio mundo antes que a verdade tenha a chance de vestir as calças.”

“Nós afirmamos que uma nação que tenta alcançar a prosperidade através dos tributos é como um homem de pé, em um balde, tentando levantar-se pela força dos punhos.”

“Defenderemos nossa ilha, seja qual for o custo. Lutaremos nas praias, lutaremos nas terras de desembarque, lutaremos nos campos e nas ruas, lutaremos nas colinas; nunca iremos nos render.”

“Os bolcheviques russos descobriram que a verdade não importa, desde que exista a repetição. Eles não têm qualquer dificuldade em contrariar um fato com uma mentira que, se repetida com bastante frequência – e alto -, é aceita pelo povo.”

“Vocês tiveram a chance de escolher entre a guerra e a desonra. Vocês escolheram a desonra e terão a guerra.”

“Você não faz os pobres mais ricos tornando os ricos mais pobres.”

“Cristóvão Colombo foi o primeiro socialista: ele não sabia para onde ele estava indo, não sabia onde estava e fez tudo às expensas dos contribuintes.”

“Algumas pessoas consideram a empresa privada como um tigre predador a ser abatido. Outros a consideram como uma vaca a ser ordenhada. Poucos são os que a veem como um cavalo saudável, puxando um pesado vagão.”

“Se você tem dez mil regulamentos, você destrói todo o respeito pela lei.”

“Alguns homens mudam de partido por causa de seus princípios; Outros mudam seus princípios para o bem do seu partido.”

“Se você destrói o mercado livre, você cria o mercado negro.”

“É uma ideia socialista que o lucro é um vício; Considero que o vício real está em ter prejuízos.”

“Se você é conservador aos 20 anos, você não tem coração, mas se você é socialista aos 60, é um perfeito idiota.”

“Nenhuma loucura é mais dispendiosa do que a loucura do idealismo intolerante.”

“Não existe um método mais seguro de economizar e poupar dinheiro do que na redução do número de funcionários.”

“Nunca ceda, exceto a convicções de honra e bom senso. Nunca ceda à força; nunca ceda ao poder aparentemente avassalador do inimigo.”

“A liberdade de expressão traz consigo o mal de todas as coisas tóxicas e desagradáveis que são ditas, mas, no geral, preferimos amontoá-las do que acabar com elas.”

“Nunca recue, nunca se canse, nunca se desespere.”

“Não é só que a propriedade, em todas as suas formas, é atingida, mas que a liberdade, em todas as suas formas, é desafiada pelas concepções fundamentais do socialismo.”

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Pular para o conteúdo