fbpx

A importância do setor privado na crise

Print Friendly, PDF & Email

Com o avanço do coronavírus no Brasil e no mundo, muitas pessoas enxergam somente no poder público a capacidade de auxílio e solução no combate a crise, porém no setor privado também encontramos boa parte da solução. Temos diversos exemplos de empresas que ajudam direta e indiretamente com medidas para minimizar os efeitos da doença e do isolamento na população brasileira.

Grandes empresas brasileiras têm anunciado doações para ajudar no combate ao coronavírus. Entre as companhias e grupos que já ofereceram recursos em espécie, em insumos ou em infraestrutura, estão Itaú, Gerdau, Ambev, Lojas Renner, Petrobras, Vale, MRV, Diageo, Marfrig, Unilever, PSA Peugeot Citroën, General Motors, Volkswagen, Moura, Magazine Luiza, entre outras.

A Decathlon, empresa de artigos esportivos, decidiu doar todo o estoque disponível do modelo de máscara easybreath, que pode ser utilizado como respirador nos hospitais. A Arezzo doou milhares de pares de tênis para médicas e enfermeiras que estão na linha de frente do combate ao coronavírus em todo o país. A Hering se comprometeu a confeccionar uma série de uniformes aos mesmos agentes de saúde. Bancos já doaram equipamentos médicos, como tomógrafos e respiradores. A Ortobon se comprometeu a doar mais de três mil colchões para leitos de hospitais que recebem doentes. Grandes empresas de destilados doaram álcool para os hospitais. Grandes e bonitos exemplos são o que não falta por aí.

Não só na parte de saúde, mas também na parte de educação, empresas como a Amazon, por exemplo, disponibilizaram livros para baixar gratuitamente. Além disso, são muitas as instituições que oferecem cursos de graça ao longo deste período. Até no âmbito do entretenimento, vemos diversas redes de televisão à cabo, satélite e canais de streaming liberando seu acesso nesse período.

Outro fato que deve ser considerado é que no meio privado se encontra a grande fonte de renda de uma população. Em sua maioria, é por meio dos empregos gerados nesse setor que os indivíduos conseguem ter de onde tirar recursos para suportar um momento tão difícil como esse. Com muita dificuldade, vemos milhares de empresas no país fazendo um esforço gigante para segurar o máximo possível a necessidade de demissões.

O setor privado também é o grande responsável pela produção do de que mais necessitamos neste momento. A produção de equipamentos e insumos  médicos, como remédios, além de alimento para toda a população, não foi interrompida nem diminuída. É sempre importante lembrar que é esse meio o principal responsável por abastecer toda a gigantesca rede de estados e cidades que o Brasil possui, fazendo com que o necessário chegue sempre no tempo previsto para todos, evitando que os prejuízos sejam sempre maiores.

Em tempos extremante difíceis como esse, é muito importante lembrar e refletir que temos, sim, fontes alternativas de ajuda. Esse auxílio do setor privado é muito importante, pois quanto antes a crise de saúde for combatida, poderemos ter um Brasil novamente rumo a uma recuperação também na economia.

*Caio Ferolla é membro do comitê de formação e associado do Instituto Líderes do Amanhã. 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo