A guerra às drogas é uma causa perdida?

Print Friendly, PDF & Email

Parece óbvio para a maioria dos liberais que o Estado deva interferir o menos possível nas escolhas das pessoas. Porém, além de razões ideológicas, os liberais também têm questões de saúde pública quando a questão é a guerra às drogas.

Em um recente artigo publicado pela National Bureau of Economic Research, os economistas Mark Anderson e Daniel Rees revisaram dezenas de publicações científicas que analisavam leis anti-maconha e suas consequências gerais para a saúde da população. Em poucas palavras, eles encontraram três questões relacionadas à saúde pública em caso de descriminalização que vamos discorrer ao longo deste texto.

A maconha traz resultados negativos à saúde do usuário – e isso é algo que todo mundo que decida usar deveria ter em mente, mas por si só ela não causa a morte de ninguém. Por outro lado, o fumo do tabaco está diretamente ligado ao câncer de pulmão, que vitima cerca de 30 mil brasileiros todos os anos. Dessa forma, algo que reduza o consumo do cigarro tradicional é bem-vindo.

Pois bem, este é justamente o caso da maconha. Um dos estudos citados por Anderson e Rees encontrou evidências de que a “legalização da maconha causou uma redução de 12% na demanda por cigarros tradicionais”. O mesmo efeito ocorre com o consumo de álcool: nos estados americanos onde foi dada a liberdade aos cidadãos de consumir a erva, a demanda por bebidas alcoólicas foi reduzida em 20%, o que levou a uma queda entre 13% a 15% nas vítimas fatais em acidentes de trânsito relacionado ao consumo alcoólico.

Deseja receber nossos conteúdos por e-mail?

* indica obrigatório

Por último há as vítimas na guerra às drogas que, além de matar, também causam encarceramento em massa (um terço dos presos no Brasil é por tráfico). Esse ponto é muito óbvio: se não há mais troca de tiros entre o BOPE e traficantes de maconha, logo cadáveres param de surgir. Porém, o interessante é que a redução vai além dos crimes relacionados ao tráfico. Nos locais onde a legalização da maconha ocorreu, houve uma redução de até 30% em estupros e até 20% em roubos. De maneira geral, a criminalidade foi reduzida em 19%.

Não faltam indícios de que a guerra às drogas parece ser uma causa perdida. Aliás, também não faltam evidências de que ela é danosa, especialmente para os mais pobres. Por que nos comportamos como soldados japoneses em uma ilha no Pacífico Sul que não aceitam a derrota?

Um dos entraves ao fim da guerra às drogas é que tem muita gente poderosa lucrando com a proibição, da mesma forma que Al Capone lucrava com a Lei Seca 100 anos atrás. Só não vê quem não quer.

*Artigo publicado originalmente por Conrado Abreu na página Liberalismo Brazuca no Facebook.

Fontes: https://www.nber.org/papers/w28647

https://g1.globo.com/politica/noticia/um-em-cada-tres-presos-do-pais-responde-por-trafico-de-drogas.ghtml

https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pulmao#:~:text=No%20Brasil%2C%20a%20doen%C3%A7a%20foi,desenvolvimento%20de%20c%C3%A2ncer%20de%20pulm%C3%A3o

https://fee.org/articles/marijuana-legalization-has-3-life-saving-public-health-benefits-new-study-finds/

https://www.theguardian.com/world/2018/jan/14/legal-marijuana-medical-use-crime-rate-plummets-us-study

https://www.otempo.com.br/cidades/helicoptero-da-familia-perrella-e-apreendido-com-445kg-de-cocaina-1.751319

https://noticias.r7.com/minas-gerais/zeze-perrella-afirma-ser-ironia-audio-em-que-diz-que-so-trafica-drogas-30052017

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo