fbpx

A escolha de ser livre

Print Friendly, PDF & Email

Imaginemos que, ao iniciar um dia, tenhamos que acordar em um horário programado, nos arrumarmos, irmos para um trabalho que não escolhemos qual é, na hora do almoço, termos que comer apenas o que foi determinado por algum político e, ao voltar para casa, em um veículo antigo que não gostaríamos de ter, termos um horário de toque de recolher, e, por fim, de noite, não possuirmos quase nenhuma opção de lazer, pois muita coisa é proibida. E se um amigo nosso criticasse toda essa rotina e situação e desaparecesse no outro dia? Seria horrível, não?

A situação, apresentada acima, é apenas uma descrição da rotina da população de vários países, que não possui liberdade, devido a governos altamente centralizadores e autoritários. Podemos pegar, como exemplo, a antiga União Soviética, que definia qual seria o emprego de cada indivíduo, além de vários relatos históricos indicarem muitos desaparecimentos de críticos ao governo da época..

Se pudéssemos definir o pensamento do filósofo e economista Friedrich Hayek em uma só palavra, deveríamos escolher a palavra “liberdade”. Para ele. o melhor arranjo possível, para maximizar o bem-estar de todos, vem por meio de uma ordem espontânea alargada. Todo indivíduo é diferente um do outro, sendo a menor minoria que existe o próprio indivíduo. Esse deve ter o poder de escolha do que fazer, podendo maximizar sempre, seu bem-estar. É muito melhor que cada um decida o que quer e o que é melhor para si, do que alguma espécie de planejamento central, composta por indivíduos diferentes, imponha isso.

Ayn Rand, outra defensora da liberdade, já afirmava que “o homem tem de trabalhar e produzir para sustentar a sua vida. Ele tem de sustentar a sua vida por seu próprio esforço, e pela orientação de sua própria mente. Se ele não puder dispor do produto de seu esforço, ele não pode dispor de seu esforço; se não puder dispor de seu esforço, ele não pode dispor de sua vida.” Precisamos de nossa liberdade para poder viver.

Eu possuo a liberdade de escolha. Com responsabilidade individual, tenho a liberdade de escolher onde vou trabalhar, estudar, o que comer, consumir, investir e o que fazer da minha vida, aceitando as próprias consequências, positivas ou negativas, das minhas escolhas.

Devemos sempre lutar para que essa liberdade exista e que nunca se transforme em uma prisão com coerções e imposições de outros. O maior bem que um ser humano pode ter é a sua liberdade e não podemos nunca abrir mão dela. Como disse Thomas Jefferson, “o preço da liberdade é a eterna vigilância.”

*Caio Ferolla Silva é diretor do Instituto Líderes do Amanhã. 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo