1ª Conferência IL: a celebração de uma história
O Instituto Liberal, fundado por Donald Stewart Jr. em 1983, é o mais antigo e tradicional dos institutos criados pelo Brasil para difundir as ideias do espectro do liberalismo. Embora produto da coragem e da ousadia de seu fundador e dos empresários e intelectuais pioneiros de que se cercou, tendo realizado ciclos de debates e organizado pequenos colóquios ou cooperado com eventos como os do Liberty Fund, em 36 anos de história o IL ainda não tinha organizado a sua própria Conferência, com seu nome e a sua marca.
Depois de quatro anos praticamente ininterruptos como colunista dessa casa que me acolheu, publicou meus textos desde o princípio, sendo o pontapé inicial à minha breve trajetória, recebi no fim do ano passado o convite para assumir a presidência da Diretoria Executiva com profundo senso de responsabilidade e desejo de retribuir tudo que o IL me ofereceu. Se hoje tenho dois livros publicados, já viajei por diversos estados para defender ideias e conheço gente que jamais imaginaria conhecer, devo isso ao IL. Entre as minhas resoluções, estava a de dar esse passo e organizar sua primeira conferência na História, no esforço de trazer o peso de seu emblema novamente à vida real no Rio de Janeiro.
Foram alguns dias relativamente estressantes para um marinheiro de primeira viagem. Sem a inestimável ajuda de meu pai, Zequinha Gomes, do meu vice e diretor jurídico Mauricio Martins, dos amigos e jovens idealistas João Henrique F. Vieira, Andre Oliveira, Jean Farias, Fernando Motta e outros que compuseram o staff do evento e cooperaram profundamente na reta definitiva da organização, não teríamos tido um resultado satisfatório.
A conferência, que precisou ser realizada no inabitual dia de domingo, foi um sucesso. Com público bom, diversificado, interessado e constante do início ao fim, ao longo de dez horas de encontro, prestamos a merecida homenagem aos nossos fundadores e pioneiros, em especial ao próprio Donald Stewart. Foi particularmente tocante constatar quantas pessoas, além dos conhecidos e amigos de velha data, estavam interessadas em travar contato com esse desbravador do liberalismo brasileiro contemporâneo, comparecendo à sessão especial do documentário que sua filha Ana dirigiu sobre o pai e gentilmente cedeu para essa exibição e tributo.
Preciso agradecer imensamente a todos os conferencistas, todos os palestrantes, em especial ao deputado Marcel van Hattem, que voou após operar o pé, depois de um dia de muita dor, para fazer jus ao compromisso que havia assumido, um sacrifício que não é feito por qualquer um. Agradeço também especialmente ao Alex Catharino, que se encarregou de abordar a contribuição dos ícones históricos do Instituto Liberal, que nos têm muito a ensinar, e também ofereceu seus préstimos e conselhos para fazermos desse dia uma vitória.
Um abraço para Rodrigo Constantino, que fez sua palestra em vídeo, para Roberto Rachewsky, Paulo Emílio de Macedo, Roberto Motta, Arthur do Val, Rafael Oliveira e Luis Phillipe de Orleàns, que subiram ao palco para abrilhantar esse momento. Outro abraço afetuoso e emocionado para todos aqueles que participaram, se envolveram, demonstraram entusiasmo com o resultado e nos parabenizaram pelo desfecho, desejosos de que haja outros eventos similares.
Poucas coisas nos deixam mais felizes que o justo desfecho de um bom e árduo trabalho. O IL merece ser celebrado com respeito e qualidade e tenho imensa honra por poder tornar essa verdadeira celebração uma realidade.
Lucas Berlanza
Presidente da Diretoria Executiva do Instituto Liberal