fbpx

A sabedoria de Ronald Reagan

Print Friendly, PDF & Email

Nosso homenageado de hoje é o velho cowboy americano Ronald Reagan, o homem que venceu a Guerra Fria. Nascido em 6 de fevereiro de 1911, formou-se em economia e sociologia, foi ator em Hollywood, líder sindical, político e governador da Califórnia, antes de tornar-se o 40º presidente dos Estados Unidos.

No final de seus dois mandatos, Ronald Reagan obteve grandes conquistas com seu programa inovador, conhecido como a ‘Revolução Reagan’, entre elas a volta do progresso, do crescimento e do otimismo norte-americanos, além da derrota do inimigo soviético.

Como Reagan era um frasista de primeira linha, é meio difícil escolher apenas algumas poucas frases. Enfim, segue a minha seleção:

“O governo não é uma solução para o nosso problema, o governo é o problema.”

“Se mais governo é a resposta, então a pergunta foi realmente estúpida.”

“As palavras mais terríveis na língua inglesa são: eu sou do governo e estou aqui para ajudar.”

“Ou você controlará seu governo, ou o governo o controlará.”

“A liberdade individual depende de manter o governo sob controle.”

“O melhor programa social é um trabalho produtivo para quem está disposto a trabalhar.”

“A visão do governo sobre a economia pode ser resumida em algumas frases curtas: se ela se move, taxe-a. Se ela continua em movimento, regule-a. Se parar de mover-se, subsidie-a.”

“O problema não é que as pessoas sejam tributadas demais, o problema é que o governo gasta demais.”

“O governo é como um bebê. Um canal alimentar com grande apetite em uma extremidade e nenhum senso de responsabilidade no outro.”

“O contribuinte é alguém que trabalha para o governo sem jamais ter feito concurso público.”

“Aqui está a minha estratégia para a Guerra Fria: nós ganhamos e eles perdem.”

“O preço da liberdade pode ser alto, mas nunca será tão caro quanto a perda da liberdade.”

“O primeiro dever do governo é proteger as pessoas e não administrar suas vidas.”

“Um exército verdadeiramente bem-sucedido é aquele que, devido à sua força, habilidade e dedicação, nunca será chamado a lutar, pois ninguém se atreverá a provocá-lo.”

“Foi dito que a política é a segunda profissão mais antiga. Aprendi que tem uma semelhança impressionante com a primeira.”

“Devemos medir o sucesso das políticas de bem-estar pelo número de pessoas retiradas dessas políticas, e não por quantas são adicionadas.”

“Impostos extremos, controles excessivos, concorrência opressiva do governo nos negócios, minorias frustradas e americanos esquecidos não são produtos da livre iniciativa. São o resíduo da burocracia centralizada, do governo operado por uma elite de auto-ungidos.”

“Quando um empresa ou um indivíduo gasta mais do que fatura, vai à falência. Quando o governo o faz, ele lhe envia a conta. E quando o governo faz isso por 40 anos, a conta vem de duas maneiras: maiores impostos e inflação. Não se enganem sobre isso, a inflação é um imposto, e não um acidente.”

“A liberdade nunca está a mais de uma geração distante da extinção. Nós não a legamos para nossos filhos hereditariamente. Ela deve ser defendida, protegida e entregue a eles para que façam o mesmo.”

“Não há limites para o crescimento e progresso humano quando homens e mulheres são livres para seguir seus sonhos.”

“Foi-me dito que alguns membros do Congresso não concordam com a minha proposta de corte de impostos. Bem, já foi dito que a tributação é a arte de arrancar penas sem matar o pássaro. É hora de eles perceberem que o pássaro simplesmente já não tem mais penas.”

“Viver simplesmente, amar generosamente, cuidar profundamente, falar gentilmente, deixar o resto com Deus.”

“A paz não é ausência de conflito, é a capacidade de lidar com conflitos por meios pacíficos.”

“Eu já notei que todos os que são pelo aborto já nasceram.”

“O mal é impotente se os bons não tiverem medo.”

“As receitas devem ser aumentadas não aumentando as taxas e impostos sobre o indivíduo, mas construindo uma economia maior para todos.”

“Eu pensava que a função do governo era promover o bem-estar geral, não provê-lo.”

“Preservação do nosso meio ambiente não é um desafio liberal ou conservador, é senso comum.”

“Uma recessão é quando seu vizinho perde o emprego. Uma depressão é quando você perde o seu.”

“Quando nossos fundadores aprovaram a Primeira Emenda, eles procuraram proteger as igrejas da interferência do governo. Eles nunca pretenderam construir um muro de hostilidade entre o governo e a crença religiosa em si.”

“Lembre-se de que todo serviço governamental, toda oferta de segurança financiada pelo governo é paga pela perda de liberdade pessoal … Nos dias que se seguem, sempre que uma voz se levantar dizendo-lhe para deixar o governo agir, analise com muito cuidado, veja se o serviço sugerido vale a liberdade pessoal que você deve renunciar em troca de tal serviço.”

“Em 1939, Winston Churchill, descrevendo a fronteira pacífica de 5.000 quilômetros que divide o Canadá e os Estados Unidos, disse: “Essa longa fronteira do Atlântico aos Oceanos do Pacífico, guardada apenas pelo respeito de vizinhos e obrigações honrosas, é um exemplo para todos os países e padrão para o futuro do mundo.”

“[Uma mulher perguntou a Gobachev] “O comunismo foi inventado por um político ou cientista?” [Ele respondeu] “Bem, um político”. Ela disse: “Isso explica tudo. Um cientista teria tentado em camundongos primeiro”.

“Não há limite para a quantidade de bem que você pode fazer se não se importar com quem recebe o crédito.”

“Como você define um comunista? Bem, é alguém que leu Marx e Lenin. E como você define um anticomunista? É alguém que leu e entendeu Marx e Lenin.”

“O maior líder não é necessariamente aquele que faz as maiores coisas. Ele é o que faz as pessoas realizarem as maiores coisas.”

“Não é que os esquerdistas não sejam inteligentes, as ideias que eles defendem é que não são.”

“Secretário Geral Gorbachev, se você busca a paz, se você busca prosperidade para a União Soviética e Europa Oriental, se você procura a liberalização: Venha aqui para este portão! Sr. Gorbachev, abra esse portão! Sr. Gorbachev, derrube esse muro!”

“Estamos informados sobre o direito da mulher sobre seu próprio corpo. Mas o feto tem um direito superior: à vida, à liberdade e à busca da felicidade?”

“A visão do governo sobre a economia pode ser resumida em poucas frases curtas: se ela se mover, taxe-a. Se continuar em movimento, regule-o. Se parar de se mover, subsidie-o. … O problema não é que as pessoas são tributadas muito pouco, o problema é que o governo gasta demais.”

“Tributação extrema, controles excessivos, competição opressiva do governo com empresas, minorias frustradas e americanos esquecidos não são produtos da livre iniciativa. Eles são o resíduo da burocracia centralizada, do governo por uma elite auto-ungida.”

“Devemos perceber que nenhum arsenal ou nenhuma arma nos arsenais do mundo é tão formidável quanto a vontade e a coragem moral de homens e mulheres livres. É uma arma que nossos adversários … não têm. É uma arma que nós, americanos, temos.”

“Governo algum jamais se reduziria voluntariamente em tamanho. Programas governamentais, uma vez lançados, nunca desaparecem. Na verdade, uma agência do governo é a coisa mais próxima da vida eterna que veremos nesta terra!”

“Na América, nossas origens importam menos do que nosso destino, e é disso que trata a democracia.”

“Aqui está a minha estratégia na Guerra Fria: nós vencemos, eles perdem.”

“O código tributário atual é um assalto diário.”

“A América precisa de empregos e oportunidades, não de ócio e distribuição.”

“As melhores mentes não estão no governo. Se alguma estivesse, os negócios a roubariam.”

“As pessoas não fazem guerras; os governos fazem.”

“O governo pode e deve fornecer oportunidades, não abafá-las; promover a produtividade; não sufocá-la.”

“O coração e alma do conservadorismo é o liberalismo.”

“Estou convencido de que hoje a maioria dos americanos quer o que os primeiros americanos queriam: uma vida melhor para eles e seus filhos; um mínimo de autoridade do governo.”

“Somos eternamente gratos àqueles que deram suas vidas para que pudéssemos ser livres.”

“O bem-estar econômico de todo o nosso povo se deve, em última análise, não aos programas governamentais, mas à riqueza criada por um setor privado vigoroso.”

“Liberdade [também] é o direito de questionar e mudar o modo estabelecido de fazer as coisas.”

“Você não pode tributar os negócios. Negócios não pagam impostos, apenas recolhem impostos.”

“Todo o nosso sistema de governo é baseado em “Nós, o povo”, mas se nós, as pessoas, não prestarmos atenção ao que está acontecendo, não temos direito à dor de barriga ou grasnar quando as coisas dão errado.”

“Liberdade é o reconhecimento de que nenhuma pessoa, nenhuma autoridade ou governo tem o monopólio da verdade, mas que cada vida individual é infinitamente preciosa, que cada um de nós foi colocado neste mundo por uma razão e tem algo para ofertar.”

“Não é estranho que … as pessoas normalmente construam muros para manter um inimigo fora, mas há uma parte do mundo e uma filosofia onde eles têm que construir muros para manter seu povo dentro.”

“Devemos rejeitar a ideia de que cada vez que uma lei é infringida, a sociedade é culpada e não o infrator. É hora de restaurar o preceito americano de que cada indivíduo é responsável por suas ações.”

“A América é a força moral que derrotou o comunismo e todos aqueles que colocariam a própria alma humana em escravidão.”

“Seguro de desemprego é um pré-pago de férias para aproveitadores.”

“Enquanto houver armas, o indivíduo que quiser uma arma para cometer um crime vai conseguir uma. A única pessoa que vai ser penalizada pela proibição é o cidadão cumpridor da lei, que então não poderá tê-la se quiser proteção em sua casa.”

“As pessoas que pensam que um aumento de impostos irá curar a inflação são as mesmas que acreditam que outra bebida irá curar uma ressaca.”

“Os soviéticos pregam a supremacia do Estado, declaram sua onipotência sobre o homem individual e preveem sua eventual dominação de todos os povos na terra; eles são o foco do mal no mundo moderno.”

“Há aqueles, é claro, que afirmam que devemos abandonar a liberdade em troca do progresso econômico. Bem, perdoem-me, mas qualquer um que tente vender-lhe essa ideia não é melhor do que um ilusionista. Uma coisa que se torna mais clara a cada dia é que liberdade e progresso andam de mãos dadas. Em todo o mundo em desenvolvimento, as pessoas estão rejeitando o socialismo porque percebem que isso não enriquece as pessoas, isso as empobrece.”

“A liberdade é o direito de questionar e mudar a maneira estabelecida de fazer as coisas. É a revolução contínua do mercado. É o entendimento que nos permite reconhecer deficiências e buscar soluções. É o direito de apresentar uma ideia ridicularizada pelos especialistas e assistir a absorção dela pelas pessoas. É o direito de seguir seu sonho, ou manter sua consciência, mesmo se você é o único em um mar de incrédulos.”

“Nós não juntamos pessoas por grupos ou interesses especiais. E deixe-me acrescentar, no partido de Lincoln não há espaço para intolerância e nem mesmo um pequeno canto para o anti-semitismo ou fanatismo de qualquer tipo. Muitas pessoas são bem-vindas em nossa casa, exceto as fanáticas.”

“Você não faz controle de armas desarmando os cidadãos respeitadores da lei. Há apenas uma maneira de obter um controle de armas real: desarmar os bandidos e os criminosos, trancá-los e, se você realmente não jogar a chave fora, pelo menos que a perca por um longo tempo … É uma verdade desagradável, mas aqueles que pretendem infligir danos aos demais não são perturbados pelos controles de armas. Eu conheço isso por experiência pessoal.”

“Nunca devemos ficar em silêncio diante de fanatismo. Devemos condenar aqueles que procuram dividir-nos. Em todos os lugares e em todos os momentos, devemos ensinar a tolerância e denunciar o racismo, o anti-semitismo e todo o fanatismo étnico ou religioso, onde quer que existam, como males inaceitáveis.”

“Devemos perceber que nenhum arsenal ou arma do mundo é tão formidável quanto a vontade e a coragem moral de homens e mulheres livres. É uma arma que nossos adversários de hoje não possuem. É uma arma que nós, como americanos, temos. Que isso seja entendido por aqueles que praticam o terrorismo e atacam seus vizinhos.”

“A liberdade de pensamento e ação que os americanos desfrutam hoje parece tão natural quanto o ar que respiramos. Mas existe o perigo se dermos essa liberdade como garantida. Nunca devemos esquecer que ela foi adquirida por um preço alto. Os bravos e engenhosos americanos cujos sacrifícios conquistaram a Independência e a preservaram por mais de 200 anos contra inimigos formidáveis ​​deram um exemplo de lealdade inabalável ao ideal de liberdade e justiça para todos.”

“Um dos métodos tradicionais de impor estatismo ou socialismo a um povo tem sido a medicina. É muito fácil disfarçar um programa médico estatizante como um projeto humanitário. A maioria das pessoas reluta em se opor a qualquer coisa que sugira assistência médica para pessoas que possivelmente não podem pagar.”

“Há muitas pessoas bem-intencionadas hoje que trabalham para colocar um piso econômico abaixo de todos nós, de modo que ninguém esteja abaixo de um certo nível ou padrão de vida – e certamente não nos opomos a isso. Mas olhe mais de perto e você vai descobrir que muitas vezes essas pessoas bem-intencionadas estão construindo um teto acima do qual ninguém deve ter permissão para escalar, e entre o piso e o teto estão pressionando todos nós em conformidade, em um molde de mediocridade padronizada.”

“Nossos inimigos podem ser irracionais, até mesmo insanos, impulsionados pelo nacionalismo, religião, etnia ou ideologia. Eles não temem os Estados Unidos por suas habilidades diplomáticas ou pelo número de automóveis e programas de software que produzimos. Eles respeitam apenas o poder de fogo de nossos tanques, aviões e helicópteros.”

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Pular para o conteúdo