fbpx

Ação e Reação

Print Friendly, PDF & Email

Colaboradores

17.05.06

 

Ação e Reação

 

___ Gilberto Ramos*

 

 

A onda de violência que atingiu São Paulo e outros estados tem, na origem, um componente incontestável: a impunidade respaldada por uma legislação caduca. A justiça é, por definição, o equilíbrio entre o delito e a pena resultante. Nossa legislação penal está ultrapassada e a relação custo/benefício tornou-se vantajosa para o criminoso. Corrupção e assassinatos viraram manchetes habituais.

Compreendo que advogados e sociólogos, em geral, detestem matemática e física, mas seria bom que estudassem a atualidade sociológica das leis de Newton, sobretudo a 3ª, que trata dos movimentos de ação e reação: “em um sistema onde não estão presentes forças externas, toda ação será sempre oposta por uma reação de mesma intensidade e direção, porém, no sentido oposto”. Aí está, com respaldo de Isaac Newton, o “day after” que acontecerá inexoravelmente em SP e deve ser duríssimo, e que assim seja. A bandidagem que trate de se afivelar nas poltronas pois há nuvens negras no horizonte.

Mas precisamos desmistificar esse falso nexo causal que liga pobreza e violência, a qual tem mais a ver com as políticas e os políticos do que com a pobreza em si. Um bom exemplo é a comparação entre Brasil, Índia e Indonésia. Se temos 50 milhões de pessoas na faixa de pobreza, a Índia tem 500 milhões e a Indonésia outros 116 milhões, mas o contraste das taxas de homicídio por 100 mil habitantes nos humilha: a Índia tem 4,1, a Indonésia tem 3,1 e o Brasil ganha de goleada esta mórbida Copa do Mundo com seus 31,2 assassinados.

Enquanto discutimos causas conhecidas para a violência tupiniquim (educação, distribuição de renda, legislação, etc), fico alarmado com o sílêncio sepulcral sobre a questão da natalidade irresponsável. Onde estão os políticos midiáticos ? Não há de ser nada: nas próxima eleições vamos dar o troco e afastá-los. Pelo menos vamos economizar em mensalões e ambulâncias.

 

* Economista

g.ramos@uol.com.br


 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Bernardo Santoro

Bernardo Santoro

Mestre em Teoria e Filosofia do Direito (UERJ), Mestrando em Economia (Universidad Francisco Marroquín) e Pós-Graduado em Economia (UERJ). Professor de Economia Política das Faculdades de Direito da UERJ e da UFRJ. Advogado e Diretor-Executivo do Instituto Liberal.

Pular para o conteúdo