O alienígena e o Supremo Tribunal Federal
“Caso um alienígena chegasse ao Brasil e acompanhasse apenas o noticiário dos últimos dias, ele provavelmente imaginaria que todos os problemas do país se restringem ao Supremo” reclamou o ministro Gilmar Mendes.
Na ocasião, ele questionou o comportamento de setores da imprensa brasileira que, rendendo-se aos fatos escandalosos, passaram a ressaltar os malefícios do patrimonialismo juristocrático venal vigente no Brasil com, na melhor das hipóteses, sete anos de atraso, criticando tanto o inquérito das Fake News quanto as atitudes de Toffoli e Moraes no caso do Banco Master.
Na verdade, Gilmar também defendeu o inquérito abusivo, sem prazo de conclusão e com o togado responsável acumulando posições de vítima, acusador, investigador e julgador; reafirmou que tal criação quimérica de seus colegas de STF manteve a democracia de pé.
É evidente que o STF não é o único problema do Brasil. No entanto, se um alienígena realmente viesse ao Brasil e acreditasse nisso, ele estaria mais próximo da verdade, mais bem informado do que se chegasse só um pouquinho antes e deparasse com os mesmos veículos “martelando” a tese de que o país estava sob a terrível e eterna ameaça de um golpe fascista da extrema direita armada com batom e algodão doce, para cujo combate todo tipo de inconstitucionalidade estaria justificada.



