Os bilionários e a divisão das fortunas
O ativista político do Twitter não entende o conceito de patrimônio ou net worth.
No entanto, existe uma forma bem simples de mostrar para eles porque esse populismo do super-trunfo do PSOL, de que tributar grandes fortunas resolveria todos os problemas econômicos, não funciona.
Eu sempre proponho para esse pessoal um exercício hipotético. Suponhamos então que eles são como o tio Patinhas e estejam sentados em todo esse dinheiro, numa caixa forte, e possamos ter liquidez destes 878 bilhões. Revolucionariamente tomamos toda a fortuna deles.
Atualmente, o Brasil possui 142 milhões de brasileiros na população de habitantes com 20 anos ou mais. Levando em conta que o governo brasileiro tributa em torno de 33% deste bolo e que, segundo o IPEA, investimos outros 18% para que a economia continue funcionando.
Isso daria… R$ 4100 por habitante? Divida isso pelo número de salários anuais (13 para CLT) e dá para pagar a imensa quantidade de R$ 320… por mês durante um ano?
Esse seria o valor aproximado se a fortuna destes caras fosse distribuída entre potenciais trabalhadores e aposentados; sem lucro, sem elite, sem burguesia e exploração capitalista “neoliberal”.
Resolveria?
*Artigo publicado originalmente na página Liberalismo Brazuca no Facebook.