Como debater com um dogmático?

Print Friendly, PDF & Email

Debater com dogmáticos não deve ter como objetivo convencê-los de que estão errados.

Dogmáticos fazem parte da realidade. A característica que os faz dogmáticos é exatamente essa: não estarem suscetíveis a mudarem de ideia, mesmo diante de evidências ou argumentações lógicas.

Como fazem parte da realidade e têm suas características próprias, não podem ser ignorados nem tomados por outras coisas.

Ora, se sabemos então que eles são assim, porque insistir no debate?

Deseja receber nossos conteúdos por e-mail?

* indica obrigatório

Para mim, todo debate com dogmáticos deve ser público e deve ter como alvo aqueles que ainda estão em dúvida, que nem são já convertidos a ideias razoáveis, nem são adeptos de ideias dogmáticas.

Dogmas e axiomas são expressões que representam conceitualmente as unidades que servem de pilar, de fundamento para uma série de integrações e abstrações que acabarão formando uma ideologia específica, cuja lógica interna e as consequências da sua aplicação não podem contrariar sua natureza ou origem.

Mostrar para o público as premissas que levam a contradições, assim como o resultado que se chega com sua aplicação prática, deve ser a preocupação maior de quem preza pela verdade e pela moralidade das ideias.

Todo princípio ético deve ser racional e verdadeiro, provado com objetividade. Teses arbitrárias podem ser bonitas de se ouvir, confortáveis, mas na maioria das vezes acabam se demonstrando niilistas, como toda construção mental que abdica da realidade nua e crua em nome de uma utopia.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo