fbpx

Desânimo, sim, mas a um custo menor

Print Friendly, PDF & Email

map_of_brazil_with_flagA esdrúxula solução com a qual convive o Brasil nos conduz à especulação de como nas próximas eleições, já de pleno, é forçoso admitir, o número e o volume de doadores de campanha serão bem mais modestos do que nas eleições anteriores, dada a necessidade de identidade.

Isto não resultará apenas da apatia econômica do País e de suas pálidas perspectivas, mas especialmente de que os eventuais vencedores deverão ter muito menos recursos para redistribuir entre seus apoiadores.

Sob este ponto de vista, a redução dos investimentos tem aspectos bastante positivos, especialmente o de que o voto não resultará meramente de um mecanismo de repetição.

Para a mídia, especialmente a eletrônica, será concentrada, sem dúvida, a maior parte dos recursos. Os gastos, creio que não devem crescer para as eleições com um número muito maior de aspectos emocionais do que propriamente por princípios racionais.

No Rio de Janeiro, especialmente, a discussão maior é a do Bispo Crivella que, hoje muito bem classificado nas pesquisas, tenta de todas as formas se livrar do epíteto “Bispo”.

O que se vê, de um modo geral, entre eleitores de várias categorias sociais é um enorme desânimo.

Aparentemente saímos de uma refrega que acabou por retirar Dilma Rousseff por absoluta incompetência. Não é razoável admitir que isso significou nenhuma grande perda ao PT. Na verdade, a atuação de Dilma, decepcionante sob todos os pontos de vista, resulta em uma perda para o PT, mas seu afastamento pode ajudar o partido a recuperar um pouco do espaço que perdeu.

Lula também está em um momento ruim, não só em função da identificação de um belo sítio de sua propriedade, mas também de um apartamento de cobertura de três andares na valorizada praia de Guarujá. O PT vai ter muito trabalho para não ser classificado como o partido dos ricos.

É uma reflexão e, ao mesmo tempo, uma esperança de que o Brasil olhe com lentes adequadas a péssima qualidade gerencial dos petistas.

 

Imagem: – Wikipédia

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Pular para o conteúdo