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Burger King quer se mudar para o Canadá. Adivinhe por quê.

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NCPA*

Burger_KingA cadeia de fast food americana Burger King surpreendeu a muitos quando surgiu a notícia de que a joint venture de hambúrguer, avaliada em 9,6 bilhões de dólares, estava em negociações para comprar uma cadeia canadense de rosquinha doce [o donuts] e mudar sua sede para Ontário, no Canadá.

Jon Hartley, cofundador da Real Time Macroeconomics LLC, explica na Forbes que a proposta da Burger King é um reflexo do ambiente fiscal mais favorável do Canadá.

A Burger King propôs uma “inversão fiscal” – fazendo a incorporação de uma empresa estrangeira (neste caso, uma cafeteria com donuts popular no Canadá, a Tim Horton’s) e transformando-se em uma empresa societária, novamente, no exterior. Uma vez que os acionistas da Tim Horton’s passam a ser os proprietários de pelo menos um quinto das ações da Burger King após a incorporação, a Burger King já não será mais considerada uma empresa americana para fins fiscais.

Por que a Burger King se mudaria?

  • A taxa de imposto sobre as sociedades no Canadá é de 26,5 por cento – quase 10 pontos percentuais abaixo da taxa de IRPJ nos Estados Unidos, que é de 35 por cento.
  • De acordo com a empresa de auditoria KPMG, o Canadá tem o sistema fiscal mais favorável para negócios, entre todos os países desenvolvidos.
  • Quando se compara com o que as empresas têm de pagar em impostos nos Estados Unidos, os impostos no Canadá são de apenas 53,6 por cento da carga tributária dos EUA. (Para o Reino Unido, esse número é de 66,6 por cento e para os Países Baixos, 74,5 por cento.)

Os impostos não são baratos nos EUA (a Burger King pagou 88,5 milhões de dólares em impostos em 2013), e a proposta da Burger King põe em evidência como um regime fiscal oneroso pode mudar o comportamento das empresas.

* NATIONAL CENTER FOR POLICY ANALYSIS

Artigo na íntegra: Jon Hartley, “Burger King’s Tax Inversion and Canada’s Favorable Corporate Tax Rates,” Forbes.com, August 25, 2014.

 

Tradução / adaptação: Ligia Filgueiras

links acrescidos pela Editoria;  Fonte da imagem: Wikipédia

 

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Ligia Filgueiras

Ligia Filgueiras

Jornalista, Bacharel em Publicidade e Propaganda (UFRJ). Colaboradora do IL desde 1991, atuando em fundraising, marketing, edição de newsletters, do primeiro site e primeiros blogs do IL. Tradutora do IL.

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