Sandra Cavalcanti: Professora do Brasil
Sandra Cavalcanti: Professora do Brasil é nosso mais novo livro, escrito em co-autoria com o protessor Raphael Aurich e editado pela Jaguatirica.
Nossa personagem Sandra Cavalcanti (1925-2022) viveu intensamente as batalhas e reviravoltas da política brasileira entre os anos 50 e 90. Professora de Letras, jornalista, comentarista de TV, colunista, escritora, vereadora, deputada, secretária de governo estadual e de prefeitura, presidente do Banco Nacional de Habitação, candidata ao governo do Rio em 1982, ela foi uma mulher extraordinária, colocando toda essa versatilidade a serviço dos ideais que abraçava.
Começando sua vida pública na Ação Católica, onde recebeu influências antiliberais, afeiçoou-se, porém, à democracia cristã alemã de Konrad Adenauer e seu ordoliberalismo/economia social de mercado, integrando-se às fileiras da UDN e se tornando fiel discípula de Carlos Lacerda no combate ao comunismo e ao populismo varguista. Educação (combatendo o Paulofreirismo), urbanismo, habitação e segurança pública (merecendo elogios públicos de intelectuais como Antônio Paim e Miguel Reale por sua abordagem do assunto) foram alguns dos temas centrais a que se dedicou em sua fascinante trajetória.
Este livro narra sua vida pública, mas, como fiz ao abordar seu maior líder político em Lacerda: A Virtude da Polêmica (livro que conta com um texto de orelha da professora Sandra), dá destaque às suas ideias, suas elaborações intelectuais, como ela certamente teria preferido. É também, no entanto, uma homenagem dos autores à amiga com quem conviveram nos últimos anos de sua biografia.
O livro estará à venda na loja da editora e está em pré-venda na Amazon, onde será comercializado em formato de impressão por demanda.