Quinquagésimo sexto mês do NFL: Ubiratan Iorio

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Instituto Liberal, o Instituto Liberal do Nordeste, Instituto Libercracia e a Sociedade Tocqueville, em parceria, utilizando as ferramentas que as redes sociais nos proporcionam, organizam reuniões virtuais, integralmente abertas ao público, para debater textos dos mais importantes autores nacionais e internacionais dentro do espectro liberal. O nome do projeto é “Núcleo de Formação Liberal” (NFL).

A intenção do projeto é que os debates e reflexões se concentrem o mais exclusivamente possível na obra dos autores, para qualificar a formação do pensamento de nossos ativistas e lideranças nos diversos setores da sociedade. Todas as reuniões são baseadas em trechos ou capítulos de obras, previamente divulgados. Um ou dois relatores se encarregam de fazer uma explanação a respeito dos trechos selecionados, seguida de um debate com apontamentos dos representantes dos institutos responsáveis pela iniciativa e a participação do público.

Depois de Friedrich Hayek, Joaquim Nabuco, Edmund Burke, Roberto Campos, Ludwig von Mises, José Guilherme Merquior e Thomas Sowell (ao longo de 2020), além de um encontro de revisão em janeiro, estudamos em 2021 Ayn Rand, Antonio Paim, Murray Rothbard, Ubiratan Borges de Macedo, José Ortega y Gasset, José Osvaldo de Meira Penna, John Stuart Mill, Tavares Bastos, Milton Friedman e Rui Barbosa. Em 2022, foram abordados John Locke, Visconde do Uruguai, Adam Smith, Frei Caneca, Alexis de Tocqueville, Miguel Reale, Henry David Thoreau, a presença do liberalismo na Independência do Brasil e Hans-Hermann Hoppe e Eugênio Gudin. Em 2023, estudamos os livros “Evolução Histórica do Liberalismo” e “História do Liberalismo Brasileiro”, os temas “Constitucionalismo” e “Positivismo”, Carlos Lacerda, os Fundadores do Instituto Liberal, Frédéric Bastiat, Benjamin Constant, Raymond Aron e Isaiah Berlin. Na temporada de 2024, estudamos o tema “História do autoritarismo no Brasil”, a Constituição brasileira de 1824, as distopias, Karl Marx, David Hume, Immanuel Kant e o tema “Socialismo Utópico”, Ricardo Vélez Rodríguez, Russell Kirk e Winston Churchill. A temporada de 2025 abordou Roger Scruton, Silvestre Pinheiro Ferreira, Ives Gandra Martins, Douglass North, Luiz Alberto Machado, Mário Guerreiro, Madame de Staël e Gertrude Himmelfarb. Neste mês de outubro, em encontro realizado excepcionalmente no começo de novembro, estudamos a vida e obra do professor Ubiratan Jorge Iorio, grande decano da Escola Austríaca no país.

09/11 – Ação, Tempo e Conhecimento, Introdução (Ubiratan Jorge Iorio) – 19h

O encontro reuniu Lucas Berlanza (Instituto Liberal), João Martins (presidente do Instituto Escafandristas, que se somará ao projeto definitivamente em 2026) e o professor Ubiratan Jorge Iorio, que assumiu a relatoria para falar de seu próprio pensamento. A maior contribuição do professor para a história das ideias no Brasil foi a divulgação intensa e pioneira que fez da Escola Austríaca de Economia. A apresentação, portanto, se dedicou a explicitar os pontos fundamentais dessa linha de pensamento econômico e a versatilidade que exibe, vinculando as abordagens dos grandes autores que a compuseram a muito mais do que apenas a Economia, com interfaces com o Direito ou a Filosofia Política.

Ubiratan Iorio abordou seu relacionamento com grandes nomes da Economia e do liberalismo no Brasil e narrou as origens históricas da Escola Austríaca. A ação humana, o tempo dinâmico e o conhecimento limitado são, a seu juízo, os vértices essenciais da Escola Austríaca, aos quais se associam os postulados que ele designa por elementos de propagação: a utilidade marginal, o subjetivismo e o valor das ordens espontâneas.

Na fase interativa, discutiram-se os limites do conhecimento que a Escola Austríaca pode oferecer, do ponto de vista do economista como um profissional; a diferença prática da presença de ministros ou técnicos austríacos ou “chicaguistas” no aparelho estatal; a relação entre conceitos econômicos e a Ética e a posição política do professor, que se considera associado simultaneamente ao liberalismo clássico e ao conservadorismo.

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