Quinquagésimo sétimo mês do NFL: D. Pedro II

Print Friendly, PDF & Email

Instituto Liberal, o Instituto Liberal do Nordeste, Instituto Libercracia e a Sociedade Tocqueville, em parceria, utilizando as ferramentas que as redes sociais nos proporcionam, organizam reuniões virtuais, integralmente abertas ao público, para debater textos dos mais importantes autores nacionais e internacionais dentro do espectro liberal. O nome do projeto é “Núcleo de Formação Liberal” (NFL).

A intenção do projeto é que os debates e reflexões se concentrem o mais exclusivamente possível na obra dos autores, para qualificar a formação do pensamento de nossos ativistas e lideranças nos diversos setores da sociedade. Todas as reuniões são baseadas em trechos ou capítulos de obras, previamente divulgados. Um ou dois relatores se encarregam de fazer uma explanação a respeito dos trechos selecionados, seguida de um debate com apontamentos dos representantes dos institutos responsáveis pela iniciativa e a participação do público.

Depois de Friedrich Hayek, Joaquim Nabuco, Edmund Burke, Roberto Campos, Ludwig von Mises, José Guilherme Merquior e Thomas Sowell (ao longo de 2020), além de um encontro de revisão em janeiro, estudamos em 2021 Ayn Rand, Antonio Paim, Murray Rothbard, Ubiratan Borges de Macedo, José Ortega y Gasset, José Osvaldo de Meira Penna, John Stuart Mill, Tavares Bastos, Milton Friedman e Rui Barbosa. Em 2022, foram abordados John Locke, Visconde do Uruguai, Adam Smith, Frei Caneca, Alexis de Tocqueville, Miguel Reale, Henry David Thoreau, a presença do liberalismo na Independência do Brasil e Hans-Hermann Hoppe e Eugênio Gudin. Em 2023, estudamos os livros “Evolução Histórica do Liberalismo” e “História do Liberalismo Brasileiro”, os temas “Constitucionalismo” e “Positivismo”, Carlos Lacerda, os Fundadores do Instituto Liberal, Frédéric Bastiat, Benjamin Constant, Raymond Aron e Isaiah Berlin. Na temporada de 2024, estudamos o tema “História do autoritarismo no Brasil”, a Constituição brasileira de 1824, as distopias, Karl Marx, David Hume, Immanuel Kant e o tema “Socialismo Utópico”, Ricardo Vélez Rodríguez, Russell Kirk e Winston Churchill. A temporada de 2025 abordou Roger Scruton, Silvestre Pinheiro Ferreira, Ives Gandra Martins, Douglass North, Luiz Alberto Machado, Mário Guerreiro, Madame de Staël, Gertrude Himmelfarb e Ubiratan Iorio. No encontro referente ao mês de novembro, realizado, porém, em dezembro, encerrando a temporada de 2025, estudamos a vida e obra do segundo imperador do Brasil, D. Pedro II (1825-1891).

12/12 – Ação, Tempo e Conhecimento, Introdução (Ubiratan Jorge Iorio) – 19h

O encontro reuniu Lucas Berlanza (Instituto Liberal), Everaldo Cavalcanti (Instituto Libercracia) e os relatores Luiz Philippe de Orleans e Bragança e Alex Catharino. O objetivo foi registrar o bicentenário do segundo monarca do Império do Brasil, D. Pedro II, enfatizando suas contribuições à nacionalidade e os aspectos de seu pensamento e seus posicionamentos públicos que se alinham com o pensamento liberal.

A abordagem ressaltou a enorme responsabilidade do imperador com as contas públicas, jamais aumentando a remuneração da Família Imperial. Também foram discutidas sua preocupação com o tema da educação e com a reforma do sistema eleitoral, sua defesa incondicional da liberdade de expressão e sua participação na Guerra do Paraguai. Igualmente, ponderaram-se a relação que entreteve com o Barão de Mauá e a atitude que tomou diante do golpe militar que pôs fim à monarquia, avaliando-se se não poderia ter adotado postura diferente.

Considerou-se a posição do imperador como chave do sistema político vigente no Segundo Reinado, garantindo a rotação dos gabinetes no poder diante da fragilidade das eleições da época, e ressaltou-se que, sendo a representação do próprio Estado, ele não poderia ser considerado como representante de uma corrente filosófica ou ideológica específica. Entretanto, apesar de não ter desenvolvido obra sistemática de teoria política, suas Falas do Trono e seu Testamento político permitem apreender aspectos de sua concepção sobre a temática.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal trabalha para promover a pesquisa, a produção e a divulgação de ideias, teorias e conceitos sobre as vantagens de uma sociedade baseada: no Estado de direito, no plano jurídico; na democracia representativa, no plano político; na economia de mercado, no plano econômico; na descentralização do poder, no plano administrativo.

Deixe uma resposta

Pular para o conteúdo