Quinquagésimo quinto mês do NFL: Gertrude Himmelfarb

Print Friendly, PDF & Email

Instituto Liberal, o Instituto Liberal do Nordeste, Instituto Libercracia e a Sociedade Tocqueville, em parceria, utilizando as ferramentas que as redes sociais nos proporcionam, organizam reuniões virtuais, integralmente abertas ao público, para debater textos dos mais importantes autores nacionais e internacionais dentro do espectro liberal. O nome do projeto é “Núcleo de Formação Liberal” (NFL).

A intenção do projeto é que os debates e reflexões se concentrem o mais exclusivamente possível na obra dos autores, para qualificar a formação do pensamento de nossos ativistas e lideranças nos diversos setores da sociedade. Todas as reuniões são baseadas em trechos ou capítulos de obras, previamente divulgados. Um ou dois relatores se encarregam de fazer uma explanação a respeito dos trechos selecionados, seguida de um debate com apontamentos dos representantes dos institutos responsáveis pela iniciativa e a participação do público.

Depois de Friedrich Hayek, Joaquim Nabuco, Edmund Burke, Roberto Campos, Ludwig von Mises, José Guilherme Merquior e Thomas Sowell (ao longo de 2020), além de um encontro de revisão em janeiro, estudamos em 2021 Ayn Rand, Antonio Paim, Murray Rothbard, Ubiratan Borges de Macedo, José Ortega y Gasset, José Osvaldo de Meira Penna, John Stuart Mill, Tavares Bastos, Milton Friedman e Rui Barbosa. Em 2022, foram abordados John Locke, Visconde do Uruguai, Adam Smith, Frei Caneca, Alexis de Tocqueville, Miguel Reale, Henry David Thoreau, a presença do liberalismo na Independência do Brasil e Hans-Hermann Hoppe e Eugênio Gudin. Em 2023, estudamos os livros “Evolução Histórica do Liberalismo” e “História do Liberalismo Brasileiro”, os temas “Constitucionalismo” e “Positivismo”, Carlos Lacerda, os Fundadores do Instituto Liberal, Frédéric Bastiat, Benjamin Constant, Raymond Aron e Isaiah Berlin. Na temporada de 2024, estudamos o tema “História do autoritarismo no Brasil”, a Constituição brasileira de 1824, as distopias, Karl Marx, David Hume, Immanuel Kant e o tema “Socialismo Utópico”, Ricardo Vélez Rodríguez, Russell Kirk e Winston Churchill. A temporada de 2025 abordou Roger Scruton, Silvestre Pinheiro Ferreira, Ives Gandra Martins, Douglass North, Luiz Alberto Machado, Mário Guerreiro e Madame de Staël. Neste mês de setembro, estudamos a vida e obra de Gertrude Himmelfarb (1922-2019).

30/09 – Os Caminhos para a Modernidade: Os Iluminismos Britânico, Francês e Americano” (É Realizações, 2011), Parte I – O Iluminismo Britânico: A Sociologia da Virtudes”, Capítulo 1 – Afeições Sociais e Disposição Religiosa (pp. 41-73), Capítulo 2 – Economia Política e Sentimentos Morais (pp. 75-95) e Capítulo 3 – O Iluminismo de Edmund Burke (pp. 97-122)  – 19h

O encontro reuniu Lucas Berlanza (Instituto Liberal) e Alex Catharino, conselheiro superior do mesmo instituto, que se encarregou da relatoria. O relator abordou a trajetória biográfica e bibliográfica da historiadora norte-americana, que era casada com Irving Kristol (1920-2008), ex-trotskysta que se tornou ícone do movimento neoconservador norte-americano, mas, apesar das críticas de Russell Kirk (1918-1994) ao neoconservadorismo, era admirada por este último autor. Como historiadora e pensadora acerca do seu próprio ofício, Himmelfarb foi apresentada sob o ponto de vista de sua crítica a metodologias de abordagem da História que desejam questionar excessivamente parâmetros tradicionais, como aquelas que procuram menosprezar a importância dos indivíduos no processo histórico.

Tanto na fase da relatoria quanto na fase interativa, discutiram-se diversos temas estudados por Himmelfarb em sua obra, como os costumes e a moralidade da Inglaterra vitoriana, a vida e o pensamento de Charles Darwin (1809-1882) ou a pobreza. O enfoque, porém, esteve em um aspecto central de suas preocupações: a trajetória e a diversidade do fenômeno filosófico conhecido como Iluminismo. De acordo com Himmelfarb, alcançou grande disseminação a crença equivocada em que o Iluminismo francês teria sido o berço ou mesmo a única manifestação de toda a tradição iluminista.

Na concepção de Himmelfarb, exposta ao longo do encontro, o Iluminismo britânico seria anterior. A autora distingue três tradições socialmente muito relevantes do Iluminismo: a britânica, manifestada sob a forma de uma “sociologia das virtudes”; a francesa, que estabelecia uma “ideologia da razão”; e a norte-americana, que configurava os alicerces para a defesa de uma “política da liberdade”.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal trabalha para promover a pesquisa, a produção e a divulgação de ideias, teorias e conceitos sobre as vantagens de uma sociedade baseada: no Estado de direito, no plano jurídico; na democracia representativa, no plano político; na economia de mercado, no plano econômico; na descentralização do poder, no plano administrativo.

Deixe uma resposta

Pular para o conteúdo