fbpx

Missão e Valores

Missão e Valores

Os principais objetivos do Instituto Liberal são:

Promover a pesquisa, a produção e a divulgação de idéias, teorias e conceitos sobre as vantagens de uma sociedade baseada:
– no Estado de direito, no plano jurídico;
– na democracia representativa, no plano político;
– na economia de mercado, no plano econômico;
– na descentralização do poder, no plano administrativo.

Levar ao conhecimento público, através da mesma ação, as vantagens de uma sociedade estruturada de acordo com os princípios:
– da livre iniciativa;
– da propriedade privada;
– do lucro;
– da responsabilidade individual; e
– da igualdade de todos perante as leis.

 Filosofia

A liberdade, entendida como ausência de coerção de indivíduos sobre indivíduos, é requisito necessário à condição humana: apenas em regime de liberdade se desenvolvem plenamente as potencialidades individuais. A evidência histórica demonstra claramente que a liberdade econômica é o ingrediente mais importante da prosperidade material dos povos e, além disso, que a liberdade econômica é condição necessária, embora não suficiente, da liberdade política e da própria liberdade em seu sentido mais genérico.

Estado e governo significam funcionalmente restrição à liberdade individual, pois constituem necessariamente concentração de poder. Devem, portanto, ser minimizados, isto é, ser contidos no âmbito de atribuições que não possam ser confiadas, a custo social razoável, aos particulares.

A liberdade individual constitui conquista histórica relativamente recente do gênero humano. E não se trata de conquista total e definitiva, mas de um processo paulatino e progressivo, para cujo êxito se faz necessária a conscientização das pessoas a respeito do efetivo papel da liberdade em suas próprias vidas e na vida dos outros, das relações funcionais entre essa liberdade, de um lado, e os valores e princípios morais, tradições e instituições sociais, de outro lado.

É exatamente no fortalecimento desse processo de conscientização progressiva que o Instituto Liberal tem seu papel histórico e é para esse objetivo, portanto, que se orientam suas atividades.

Blog do IL

Deixe uma resposta

Pular para o conteúdo