fbpx

Instituto Liberal apoiou II Jornada de Direito e Liberdade em Petrolina

Print Friendly, PDF & Email

O Instituto Liberal foi fundado em 1983 com a intenção de introduzir a defesa das ideias do espectro do liberalismo a partir de vias institucionais. Décadas depois, satisfeito em ver que seu trabalho rendeu frutos e outras instituições similares já existem para colaborar com esse esforço, o IL se felicita especialmente pela pujança que essas ideias ganharam no terreno nordestino.

Interessado na prosperidade de todas as regiões do Brasil, o IL abraça iniciativas do Oiapoque ao Chuí. Por isso mesmo, teve o prazer e a honra de apoiar a II Jornada de Direito e Liberdade do Vale do São Francisco, realizada na cidade de Petrolina, em Pernambuco, neste fim de semana (22 e 23 de novembro), no Auditório Central da Facape. O evento é uma iniciativa do Instituto Libercracia, um parceiro jovem e dedicado fundado por liberais e libertários do Sertão.

Na sexta-feira (22), o advogado e doutor em Direito Processual Civil Ricardo Alexandre da Silva abriu o evento com o tema “Fundamentos morais do liberalismo em Hayek”, autor divulgado pelo IL desde sua fundação. Em sequência, com o tema “Por que devemos acabar com a Justiça do Trabalho”, discursou o também advogado e conselheiro do coirmão Instituto Mises Brasil, Rodrigo Saraiva Marinho.

A noite se encerrou com o diretor-presidente do IL, Lucas Berlanza, que fez uma saudação institucional pessoalmente aos parceiros do Libercracia e abordou o tema “Carlos Lacerda: liberalismo e democracia”.

No sábado (23), o evento recomeçou bem cedo, com o advogado e mestre em Economia Alberto Rodrigues dissertando sobre o tema “Liberdade Econômica, Direitos Humanos e Direito”. Com o título “Caminhos para a Liberdade”, mote geral do evento, falaram o professor João Antônio Santana e o pós-graduando em Geopolítica, escritor e pesquisador Alan da Silveira. O advogado Reginaldo Gomes abordou o tema “Educação para o atraso em cortejo para liberdade de cátedra”. O também advogado e filósofo Anderson Wagner tratou com profundidade, a partir do pensamento de Hannah Arendt, do tema “O Liberalismo para Homens em tempos sombrios”. O primeiro bloco se encerrou com uma palestra de Carlos Gonçalves, também advogado, tentando responder à pergunta: “Direito de Propriedade e Proteção Ambiental: inimigos ou aliados?”.

Após um intervalo, o advogado Paulo Demchuk e o juiz federal Arthur Napoleão concluíram o evento debatendo o tema “Lei de Abuso e aplicabilidade no Poder Judiciário”.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Lucas Berlanza

Lucas Berlanza

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colunista e presidente do Instituto Liberal, membro refundador da Sociedade Tocqueville, sócio honorário do Instituto Libercracia, fundador e ex-editor do site Boletim da Liberdade e autor, co-autor e/ou organizador de 10 livros.

Deixe uma resposta

Pular para o conteúdo