fbpx

Série Heróis da Liberdade: Ron Paul

Print Friendly, PDF & Email

Hoje é o aniversário de mais um grande defensor da liberdade. Ron Paul (nascido em 20 de agosto de 1935) é um médico e político aposentado, que serviu como representante do estado do Texas no Congresso dos EUA até 2013. Em três ocasiões, ele buscou a presidência dos Estados Unidos: como o candidato do Partido Libertário, em 1988, e como candidato nas primárias republicanas de 2008 e 2012.

“Uma coisa é certa: os Pais Fundadores nunca pretenderam uma nação onde os cidadãos pagariam quase metade de tudo que ganham ao governo.”

“A América nasceu do protesto, da revolução e da desconfiança do governo. Sociedades subservientes não mantêm nem merecem liberdade por muito tempo.”

“O princípio mais básico de ser um americano livre é a noção de que nós, como indivíduos, somos responsáveis por nossas próprias vidas e decisões. Nós não temos o direito de roubar nossos vizinhos para compensar nossos erros, nem nosso vizinho tem o direito de nos dizer como viver, desde que não estejamos infringindo seus direitos.”

“A liberdade de tomar decisões erradas é inerente à liberdade. Se somos apenas livres para tomar boas decisões, não somos realmente livres.”

“A ajuda externa está tirando dinheiro das pessoas pobres de um país rico e dando-o aos ricos de um país pobre.”

“Liberais não podem ser racistas, porque o racismo é uma ideia coletivista.”

“Ao encorajar os americanos a adotar uma mentalidade de grupo, os defensores da chamada “diversidade” perpetuam o racismo. Sua obsessão pela identidade do grupo racial é inerentemente racista.”

“Estou convencido de que há mais ameaças à liberdade americana no raio de 16 quilômetros do meu escritório, no Capitólio, do que no resto do mundo.”

“O 11 de setembro não justifica ignorar a Constituição, criando amplos novos poderes policiais federais. O estado de direito é inútil se o ignorarmos sempre que ocorrerem crises.”

“Nós não temos liberdade de expressão para falar sobre o clima. A primeira emenda existe para podermos dizer coisas muito controversas.”

“Lembre-se, os políticos obtêm votos prometendo tudo a todos, sempre à custa de outros contribuintes invisíveis.”

“Os patriotas americanos originais eram aqueles indivíduos corajosos o suficiente para resistir com força ao poder opressivo do rei George … O patriotismo está mais intimamente ligado à dissidência do que à conformidade e ao desejo cego de segurança.”

“Os governos não têm nada. Eles não podem criar nada. Tudo o que podem fazer é roubar um grupo e entregá-lo a outro, destruindo os princípios da liberdade.”

“O verdadeiro patriota é motivado por um senso de responsabilidade e por interesse próprio para si mesmo, sua família e o futuro de seu país para resistir ao abuso do poder pelo governo. Ele rejeita a noção de que patriotismo significa obediência ao estado.”

“O racismo é simplesmente uma forma feia de coletivismo, a mentalidade que vê os humanos estritamente como membros de grupos, em vez de indivíduos.”

“Uma vez criados, os programas federais são quase impossíveis de eliminar.”

“Quando o governo federal gasta mais a cada ano do que arrecada em impostos, ele tem três opções: aumentar impostos, imprimir dinheiro ou pedir dinheiro emprestado. Embora essas ações possam beneficiar os políticos, todas as três opções são ruins para os americanos comuns.”

“Os fundadores perceberam que “o poder de tributar é o poder de destruir”, razão pela qual não deram ao governo federal o poder de impor um imposto de renda. Escusado será dizer que os Fundadores ficariam horrorizados ao saber que os americanos hoje dão mais de um terço de sua renda para o governo federal.”

“Nós no Congresso temos uma obrigação moral e constitucional de proteger o valor do dólar e entender por que é tão importante para a economia que um banco central não receba o poder inacreditável de inflar uma moeda à vontade, e fingir que sabe como regular a economia através deste sistema de falsificação de dinheiro.”

“É um erro pensar que as pessoas pobres obtêm o benefício do sistema de bem-estar social. É uma fraude total. A maior parte do bem-estar vai para os ricos desse país: o complexo militar-industrial, os banqueiros, os ditadores estrangeiros”.

“A guerra nunca é economicamente benéfica, exceto para aqueles em posição de lucrar com os gastos de guerra.”

“Mesmo que você não goste de armas e não queira possuí-las, você se beneficia de quem as possui.”

“O governo é o inimigo da liberdade. O governo deve ser muito contido.”

“Você não tem direito a uma casa, não tem direito a um emprego, não tem direito a assistência médica.”

“Trabalhadores não qualificados e inexperientes são os mais frequentemente privados de oportunidades de emprego por aumentos do salário mínimo.”

“Minha mensagem é simples – a liberdade funciona muito melhor do que o estilo autoritário do governo.”

“Você não pode ter uma economia saudável sem moeda forte.”

“Eu quero ser presidente principalmente pelo que não quero fazer: não quero controlar sua vida, não quero administrar a economia e não quero policiar o mundo.”

“Há apenas um interesse especial pelo qual deveríamos estar trabalhando, e isso resolveria praticamente todos os nossos problemas: esse interesse é a nossa liberdade.”

“Cheguei a uma firme convicção depois de tantos anos tentando descobrir a pura verdade das coisas. A melhor chance de alcançar a paz e a prosperidade, para o número máximo de pessoas em todo o mundo, é perseguir a causa da liberdade. Se você achar que esta é uma mensagem que vale a pena, espalhe por toda a terra.”

“Por que o patriotismo é considerado lealdade cega ao governo e aos políticos que o dirigem, em vez de lealdade aos princípios de liberdade e apoio ao povo? O verdadeiro patriotismo é uma disposição para desafiar o governo quando está errado.”

“Proibir armas por causa de seu uso indevido é como proibir a Primeira Emenda (liberdade de expressão) porque alguém pode difamar ou ofender.”

“A autorização do aborto é a derradeira tirania do Estado; o Estado simplesmente declara que certas classes de seres humanos não são pessoas e, portanto, não têm direito à proteção da lei. O Estado protege o “direito” de algumas pessoas de matar outras, assim como os tribunais protegiam os “direitos de propriedade” dos senhores de escravos sobre seus escravos.”

“Os gastos com déficit devem ser vistos como um imposto sobre as gerações futuras, e os políticos que criam déficits devem ser expostos como aumentadores de impostos.”

“Quando as coisas correm mal, os indivíduos procuram bodes expiatórios. Eu simplesmente não acredito que cercas de arame farpado ou armas em nossa fronteira resolvam qualquer um dos nossos problemas.”

“Dependemos do governo por tanto tempo que nós, como pessoas, nos tornamos menos vigilantes de nossas liberdades. Enquanto o governo oferecer generosidade para a maioria, os lobistas de interesses especiais conseguirão continuar a redistribuição dos programas de bem-estar social que ocupam a maior parte do tempo legislativo do Congresso.”

“Se não somos mais livres para decidir algo tão básico quanto o que desejamos comer ou beber, quanta liberdade realmente nos resta?”

“Na sociedade livre imaginada pelos fundadores, as escolas são responsabilizadas dos pais, não dos burocratas federais.”

“Se você não pode proteger a vida, então como você pode proteger a liberdade?”

“Devemos respeitar uns aos outros como seres racionais, tentando alcançar nossos objetivos através da razão e da persuasão, em vez de ameaças e coerção.”

“Depois de anos em Washington, tornei-me mais consciente do que nunca da inépcia do governo e da probabilidade de ele cometer erros.”

“Precisamos entender que quanto mais o governo gasta, mais liberdade é perdida … Em vez de simplesmente debater os níveis de gastos, deveríamos estar debatendo se os departamentos, agências e programas financiados pelo orçamento deveriam existir.”

“Quando finalmente decidimos que a proibição das drogas não teve mais sucesso do que a proibição do álcool, os traficantes desaparecerão.”

“É uma noção perigosa a de que precisamos de um governo para nos proteger de nós mesmos.”

“Estamos sendo taxados para explodir pontes no Iraque e reconstruí-las, enquanto as nossas, em casa, estão caindo”.

“É incrível que as pessoas não entendam que quanto mais o mercado está envolvido e quanto menor o governo, menor o preço, melhor a distribuição e maior a qualidade.”

“Quando o objetivo da ação política não é mais a defesa da liberdade, nenhuma palavra além da demagogia pode descrever a natureza desprezível da política.”

“Um feto tem direitos legais. Como obstetra, se eu causar algum dano a um feto, serei processado. Se alguém mata ou fere um feto, deve ser responsabilizado perante um tribunal.”

“Quanto mais livre o mercado estiver e quanto mais respeito você tiver pela propriedade privada, mais o meio ambiente estará protegido.”

“Ambos os lados do espectro político devem um dia perceber que a intromissão ilimitada do governo na economia, em nossas vidas pessoais e nos assuntos de outras nações não pode servir aos melhores interesses da América.”

“Eu não sei como administrar sua vida. Eu não tenho autoridade para administrar sua vida. A Constituição não me permite administrar sua vida.”

“O problema é que a democracia não é liberdade. A democracia é simplesmente o majoritarismo, que é inerentemente incompatível com a liberdade real. Nossos fundadores entendiam claramente isso.”

“Se você bebe demais, você sai e prejudica alguém, você tem que sofrer as conseqüências. O mesmo se aplica a questões de saúde. Você não tem o direito de exigir que alguém cuide de você por causa de seus (maus) hábitos.”

“Liberdade não é definida pela segurança. A liberdade é definida pela capacidade dos cidadãos de viver sem interferência do governo. O governo não pode criar um mundo sem riscos, nem desejaríamos realmente viver em um lugar tão fictício. Somente uma sociedade totalitária chegaria a reivindicar a segurança absoluta como um ideal digno, porque exigiria total controle estatal sobre a vida de seus cidadãos. A liberdade tem sentido apenas se ainda acreditarmos nela quando coisas terríveis acontecerem, e um falso escudo de segurança do governo nos acenar.”

“Somente em uma sociedade livre os indivíduos têm a melhor chance de buscar a virtude, lutar pela excelência, melhorar seu bem-estar econômico e alcançar a felicidade pessoal. Os objetivos dignos da civilização só podem ser alcançados por indivíduos amantes da liberdade. Quando o governo usa a força, a liberdade é sacrificada e os objetivos perdidos. É a liberdade que é a fonte de toda a energia criativa.”

“Nenhuma pessoa, incluindo o presidente dos Estados Unidos, deve ter o poder de tomar uma decisão médica para potencialmente milhões de americanos. A liberdade da pessoa física é a mais básica de todas, e as pessoas em uma sociedade livre devem ser soberanas sobre seus próprios corpos. Quando damos ao governo o poder de tomar decisões médicas por nós, aceitamos, em essência, que o estado possui nossos corpos.”

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Pular para o conteúdo