fbpx

Série Heróis da Liberdade: P. J. O’Rourke

Print Friendly, PDF & Email

P. J. O’Rourke (nascido em 14/11/1947), o aniversariante liberal de hoje, é jornalista, político e escritor. Escreveu 19 livros, sendo três best-sellers. É crítico contumaz do progressismo e do populismo contemporâneos e da interferência governamental na vida privada e nos negócios das pessoas.

“Uma das coisas irritantes sobre acreditar no livre-arbítrio e na responsabilidade individual é a dificuldade de encontrar alguém para culpar por seus problemas. E quando você encontra alguém, é notável a frequência com que a foto dele se aparece com a da sua carteira de motorista.”

“No âmago do esquerdismo está uma criança mimada – infeliz, como todas as crianças mimadas, insatisfeita, exigente, indisciplinada, despótica e inútil. O esquerdismo é uma filosofia de pirralhos chorões.”
“Autoridade sempre atraiu os elementos mais baixos da raça humana”.

“Seu dinheiro não causa minha pobreza. A recusa em acreditar nisso está no âmago dos piores pensamentos econômicos.”

“Um pequeno governo e um pouco de sorte são necessários na vida, mas apenas um tolo confia em qualquer um deles.”

“O humor é uma excelente ferramenta para explicar as coisas, especialmente quando o que você está explicando é assustador, monótono ou complicado.”

“Lembre-se que toda a receita fiscal é o resultado de uma arma apontada para a cabeça de alguém. Não pagar impostos é contra a lei. Se você não pagar seus impostos, você será multado. Se você não pagar a multa, você será preso. Se você tentar fugir da prisão, será fuzilado.”

“Os subsídios do governo podem ser analisados criticamente de acordo com um princípio simples: … quando o governo lhe paga para fazer algo que você não faria por si mesmo, está quase sempre lhe pagando para fazer algo estúpido.”

“Existe apenas um direito humano básico: o direito de fazer o que quiser, sem causar danos aos outros. Com isso vem o nosso único dever humano básico: o dever de aceitar as conseqüências de nossas ações.”

“O conservadorismo fiscal é apenas uma maneira fácil de expressar algo que é um pouco mais difícil, que é que o tamanho e o escopo do governo. E realmente o tamanho e o escopo da política em nossas vidas se tornaram desconfortáveis, complicados, intrusivos e ineficientes.”

“Já leu algum [Friedrich] Hayek? Ele e ótimo. O Caminho para a Servidão é como … Eu não sou um grande leitor de ciência política, mas eu realmente adorei minha cópia. Acabei voltando e escrevendo um resumo. Fiquei tão impressionado com este livro. É sobre o que acontece quando o governo tenta fazer tudo certo.”

“O dinheiro é preferível à política. É a diferença entre ser livre para ser alguém que você quer e votar em quem você quiser. E o dinheiro é mais eficaz que a política, tanto na solução de problemas quanto na independência individual. Para nos livrar de todos os problemas do mundo, precisamos ganhar dinheiro. E para ganhar dinheiro, precisamos ser livres.”

“Há muitos níveis de medo e reclamação sobre o envolvimento do governo nos negócios. Em primeiro lugar, claro, está a incompetência.”

“Se quisermos que o mundo todo seja rico, precisamos começar a amar a riqueza. Na diferença entre pobreza e abundância, o problema é a pobreza, não a diferença. A riqueza é boa.”

“Como é difícil explicar um lugar pacífico e pouco frequentado, com amplos recursos permaneça pobre. Explicar como um lugar cheio de conflitos, excessivamente povoado e sem recursos enriquece, é simples. O governo colonial britânico transformou Hong Kong em um milagre econômico, sem fazer nada.”

“Quando uma entidade privada não produz os resultados desejados, ela é eliminada (ou pelo menos algumas partes dela). Mas uma entidade pública fica maior.”

“Há um certo tipo de comportamento no mundo árabe que, para mim, se assemelha ao modo como os jovens se comportam quando não há influência significativa das mulheres em suas vidas.”

“A constituição soviética garante a todos um emprego. Uma ideia muito assustadora, eu diria.”

“Precisamos de um governo, infelizmente, por causa da natureza dos seres humanos.”

“Uma das coisas que me faz um conservador, ou um libertário, ou o que diabos eu seja, é que não gosto muito do governo grande, eu não gosto da concentração do poder.”

“Sou republicano registrado e considero o socialismo uma violação do princípio americano de que você não deve meter o nariz nos assuntos alheios, a não ser para ganhar dinheiro.”

“Sempre que o governo se propõe a envolver-se na regulamentação do mercado, tenha muito, muito cuidado com quem está por trás dessa proposta e quais são seus motivos.”

“A ideia do capitalismo não é apenas o sucesso, mas também o fracasso que permite que o sucesso aconteça.”

“O objetivo do Senado é manter 100 pessoas idosas e de meia-idade fora do setor privado, onde podem causar danos reais.”

“Tudo que é divertido na vida é perigoso. Corridas de cavalos, por exemplo, são muito perigosas. Mas tente projetar um cavalo seguro e o resultado é uma vaca … É impossível estar vivo e seguro.”

“Agora, a regra da maioria é uma coisa preciosa e sagrada pela qual vale a pena morrer … Imagine se toda a vida fosse determinada pela regra da maioria. Cada refeição seria uma pizza.”

“Dizem que os carros deveriam ser substituídos pelo transporte de massa. Mas é difícil alcançar a janela do drive-through no McDonald’s num trem em alta velocidade. E nos dizem que carros causam poluição. Há cem anos, as ruas das cidades estavam com excrementos de cavalos pelos tornozelos. Que tipo de poluição você quer? Você prefere morrer de câncer aos oitenta anos ou febre tifoide às nove?”

“Quando comprar e vender são controlados pela legislação, as primeiras coisas a serem compradas e vendidas são os legisladores.”

“Não há virtude na caridade compulsória do governo, e não há virtude em defendê-la. Um político que se mostra “carinhoso” e “sensível” porque quer expandir os programas de caridade do governo está apenas dizendo que está disposto a tentar fazer o bem com o dinheiro de outras pessoas. Bem, quem não está?”

“Conspiração do governo? Eles não podem nem entregar nossas cartas, com endereço e tudo!”

“O livre mercado é tão feio e estúpido quanto ir ao shopping.”

“Em geral, a vida hoje é melhor do que nunca, e se você acha que, no passado, houve alguma idade de ouro do prazer e da abundância a que você, se fosse capaz, se transportaria, deixe-me lembrá-lo de uma única palavra: Odontologia”.

“Preocupar-se com a superpopulação é uma maneira perfeita e sem culpa de os “progressistas” serem racistas.”

“Você sabe, se o governo fosse um produto, vendê-lo seria ilegal. O governo é um perigo para a saúde. Os governos mataram muito mais pessoas do que cigarros ou cintos de segurança soltos.”

“Os pobres do mundo não podem enriquecer com a redistribuição da riqueza. A pobreza não pode ser eliminada punindo as pessoas que escaparam da pobreza.”

“Dar dinheiro e poder ao governo é como dar chaves do carro e uísque a garotos adolescentes.”

“A fome africana não é uma visitação do destino. É em grande parte artificial, e os responsáveis são em grande parte africanos.”

“Eu raramente conheci um político de quem eu não gostasse pessoalmente. Eles geralmente são bem dotados de charme. Aí reside o perigo.”

“Todo mundo quer salvar a terra; ninguém quer ajudar a mãe a lavar a louça.”

“Se o liberalismo fosse fácil de explicar, … acho que já teria sido feito. Muitas pessoas muito inteligentes já se dedicaram a criar uma agenda que as pessoas pudessem entender. Mas o problema, claro, é que o liberalismo não é político. É uma espécie de anti-política. Quer tirar um monte de coisas da arena política.”

“É uma ilusão popular que o governo desperdiça vastas quantias de dinheiro por ineficiência e indolência. Esforço enorme e planejamento elaborado são necessários para desperdiçar tanto dinheiro.”

“De qualquer forma, nenhuma droga, nem mesmo o álcool, causa os males fundamentais da sociedade. Se estamos procurando a fonte de nossos problemas, não devemos testar as pessoas por drogas, devemos testá-las por estupidez, ignorância, ganância e amor ao poder.”

“Se você acha que a assistência médica é cara agora, espere até ver o que custará quando for grátis.”

“A ideia do nosso governo é a seguinte: se um número suficiente de pessoas se reunir e agir de forma concertada, elas podem pegar alguma coisa e não pagar por ela.”

“Se eu desistir de beber, fumar e comer alimentos gordurosos, posso acrescentar dez anos à minha vida. O problema é que vou adicioná-los no momento errado.”

“No final, nós os vencemos com jeans Levi’s 501. Setenta e dois anos de doutrinação comunista e propaganda foram abafados por um Walkman Sony de três onças. Um enorme sistema totalitário … ficou de joelhos porque ninguém queria usar sapatos búlgaros.”

“A boa notícia é que, segundo o governo Obama, os ricos pagarão por tudo. A má notícia é que, de acordo com o governo Obama, você é rico.”

“A política é o negócio de obter poder e privilégio sem possuir mérito”.

“Algo vale o que alguém paga por ele. Nada mais, nada menos.”

“Em meados dos anos 80, os produtores de leite decidiram que havia muito leite barato no supermercado. Então o governo comprou e abateu 1,6 milhão de vacas leiteiras. Por que o governo nunca faz algo assim com advogados?”

“As pessoas que vejo nas bicicletas parecem zelotes de jardinagem orgânica que defendem a regulamentação federal da hora de dormir e querem que a política externa americana seja ditada pela UNICEF. Essas pessoas deveriam ser confinadas.”

“A principal característica do esquerdismo americano é a santimônia. Denunciando em voz alta todas as coisas ruins – guerra, fome e estupro – os liberais testemunham sua própria bondade. Mais importante, eles promovem a si mesmos como membros de uma elite auto-selecionada daqueles que se importam profundamente com essas coisas … É uma espécie de aristocracia natural, e a coisa maravilhosa sobre essa aristocracia é que você não precisa ser corajoso, inteligente, forte ou mesmo sortudo para participar dela, você só tem de ser esquerdista.”

“Se você passa setenta e duas horas em um lugar onde nunca esteve, conversando com pessoas cuja língua você não fala sobre complexidades sociais, políticas e econômicas que você não entende, e então você volta como o maior conhecedor daquele lugar, você é um repórter.”

“A riqueza é, para a maioria das pessoas, o único caminho honesto e provável para a liberdade. Com dinheiro vem o poder sobre o mundo. Os homens são libertados do trabalho penoso, as mulheres da exploração. As empresas podem ser iniciadas, casas construídas, comunidades formadas, religiões praticadas, educações realizadas.”

“Os EUA têm uma ampla gama de programas de pobreza há 30 anos. Esses programas falharam. Milhões de pessoas ainda são pobres. E essas pessoas votam em políticos que favorecem a manutenção dos programas de combate à pobreza. Há uma teoria da conspiração aqui em algum lugar.”

“Liberdade não é empoderamento. Empoderamento é o que os sérvios têm na Bósnia. Qualquer um pode pegar uma arma e ter poderes. Também não é vínculo assistencialista. Não é uma lista interminável de direitos – o “direito” à educação, o “direito” à alimentação e moradia. Isso não é liberdade, é dependência. Esses não são direitos, são as rações da escravidão – feno e um celeiro para o gado humano.”
“E depois há o décimo mandamento. Não cobiçarás a casa do teu próximo, nem a esposa do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem qualquer coisa que seja do teu próximo. Os Dez Mandamentos são regras básicas de Deus sobre como devemos viver – uma breve lista de obrigações sagradas e preceitos morais solenes. Os nove primeiros mandamentos dizem respeito a princípios teológicos e direito social. Mas então, no final, lá está ‘Não inveje a vaca do seu amigo’. Como isso ficou entre os dez princípios? O que está fazendo lá? Por que Deus, com apenas dez coisas para contar a Moisés, escolheu como uma dessas coisas a inveja da mansão com piscina no terreno ao lado? No entanto, pense em como o Décimo Mandamento é importante para uma comunidade, uma nação e, de fato, uma eleição presidencial. Se você quer uma mula, se quer assar uma carne, se quer uma faxineira, não seja um idiota e lamente o que as pessoas do outro lado da rua têm… O Décimo Mandamento envia uma mensagem a todos os idiotas que desejam redistribuição de riqueza, impostos mais altos, mais programas governamentais, mais regulamentação governamental, mais governo, menos empresas livres e menos liberdade.”

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Pular para o conteúdo