fbpx

Sim, sou egoísta, obrigado!

Print Friendly, PDF & Email

As pessoas me chamam de egoísta achando que estão me ofendendo. Pessoal, egoísta para mim é elogio, não é ofensa.

Todo ser humano é egoísta, a menos que ele seja irracional a ponto de abrir mão de um valor maior para receber algo que vale menos. Egoísmo está relacionado a auto interesse, que por sua vez está relacionado ao uso da razão.

Egoísmo racional é um modelo moral no qual os indivíduos agem para melhorar o seu padrão de vida criando valor no curto, médio e principalmente longo prazo.

Egoísmo racional é o oposto de agir para obter ganhos imerecidos sacrificando os outros com práticas como o uso da força ou fraude. Um egoísta racional não mente, não trapaceia, nem rouba o alheio.

Egoístas racionais são os que movem o mundo através da criação de bens, produtos ou serviços, cooperando e trocando valores livremente, de forma voluntária e espontânea, com outros como ele.

Egoístas racionais só agem quando vêem a oportunidade de melhorar de vida e isso resulta normalmente em envolvimento com terceiros para benefício mútuo. Quer me ofender, me chame de altruísta.

Altruísta é o termo adotado por Auguste Comte, o pai do Positivismo, para caracterizar o seu herói ideal: o indivíduo que se sacrifica para o bem dos outros. Outros, outroísmo, altruísmo, perceberam?

Ocorre que heróis que se sacrificam não são heróis, são mártires. Gente que se entrega por causas nas quais ele é a primeira vítima. Um herói egoísta racional não defende causas que exigem o seu sacrifício, mas sim que lhe fazem orgulhoso e feliz de defender valores tão elevados que o levam inclusive a dar a própria vida por aquilo.

Um egoísta racional entrega a própria vida quando luta por algo sem o que viver não faz sentido.

Um altruísta entrega a própria vida por dever, por obediência, por não entender que a racionalidade, a produtividade, a honestidade, a integridade, a independência e a justiça são virtudes e que sem elas não há moralidade que sustente a nossa existência.

Eu sou egoísta racional porque, para mim, não há padrão de valor maior do que a minha própria vida e daqueles por quem eu morreria. Chame-me de egoísta tentando me ofender e eu saberem quem você é: alguém que não dá valor à própria vida. Individualismo versus coletivismo nasce desse confronto ético que mantemos em nossa alma. Há objetivistas que levaram décadas para superar psico-epistemologicamente essa barreira que divide o nosso ser.

Você que se diz objetivista só terá realmente certeza disso quando alguém te chamar de egoísta pejorativamente porque você está defendendo moralmente o seu auto interesse e, em vez de dizer: “você não entendeu, isso não é egoísmo”, como quem se desculpa, responder simplesmente: “obrigado, eu sei.”

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo