fbpx

O socialismo é uma opção que leva à miséria, violência e atraso

Print Friendly, PDF & Email

Sistemas políticos podem ser tratados como opções, mas não como alternativas.

Você pode optar pelo socialismo ou pelo capitalismo, mas os resultados alcançados serão totalmente diferentes.

Logo, para atingir um determinado resultado, capitalismo não é alternativa para o socialismo ou vice versa. Tampouco o será uma terceira via.

Se a sua opção for viver numa sociedade que exclui as pessoas do mercado livre, que tolhe a liberdade delas para florescerem e serem felizes a sua maneira, que concentra riqueza entre os poderosos que detém o controle da força do estado, que trata legalmente de forma desigual indivíduos semelhantes, você não tem alternativas. Só há uma escolha a ser feita: o socialismo.

Agora, se a sua opção for viver numa sociedade onde todos têm a oportunidade de realizar seus sonhos ou adequá-los às condições que a realidade oferece, onde todos podem interagir com quem quiserem para cooperar e transacionar para mútuo benefício, cabendo ao governo apenas extrair a violência e os violentos do seio daquela sociedade, então não há alternativas também. Só existe um modelo político possível de alcançar este objetivo: o capitalismo.

Tampouco a combinação de ambos leva ao mesmo fim. O socialismo e o capitalismo são antíteses que não podem ser misturadas.

Para o desenvolvimento individual e a prosperidade de uma sociedade, somente o capitalismo é válido. Todos os outros sistemas não são alternativas para esse fim, mas rotas diversas que vão na direção e no sentido contrários, opostos àqueles para os quais o capitalismo leva.

Logo, não há primeira, segunda ou terceira via para o progresso da humanidade em direção à riqueza e à prosperidade. Só há um, o capitalismo; os demais acabam criando, em maior ou menor grau, inevitavelmente, miséria, violência e atraso.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo