fbpx

O pensamento de Carlos Lacerda na produção acadêmica

Print Friendly, PDF & Email

Que eu tenha notícia, pela primeira vez meu livro “Lacerda: A Virtude da Polêmica” foi usado como referência bibliográfica de forma séria e honesta na universidade, sem ser para me acusar de ter feito uma apologia descabida ou algo do gênero, razão pela qual registro meus cumprimentos ao autor.

Trata-se de um artigo publicado na revista Intellèctus, da UERJ, pelo doutorando em História da UFF Fabrício Ferreira de Medeiros, “O autoritarismo instrumental no pensamento político de Carlos Lacerda (1950-1955)”.

Meu livro está entre diversas outras fontes usadas pelo autor para compreender adequadamente o pensamento lacerdista como expressão de uma “missão de enfrentar a influência varguista e comunista sobre o campo político e a sociedade brasileira”.

O autor sugere uma crítica aos apelos de Lacerda pelo regime de emergência dos anos 50, aplicando-lhe o conceito de “autoritarismo instrumental” de Wanderley Guilherme dos Santos, mas ressalta sua diferença para com antiliberalismos como o Integralismo e o fascismo (e até o socialismo soviético) por sua defesa da democracia e do liberalismo, o que é um reconhecimento fundamental.

Sua afirmação de que “talvez seja anacrônico esperar um respeito doutrinário aos resultados eleitorais daquelas pessoas que viviam os primeiros anos do regime democrático no Brasil, no início da Guerra Fria, e assistiam ao retorno de um ditador à presidência da República” sugere que deu alguma atenção respeitosa aos meus argumentos.

Para ter acesso ao artigo na íntegra, clique aqui.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Lucas Berlanza

Lucas Berlanza

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colunista e presidente do Instituto Liberal, membro refundador da Sociedade Tocqueville, sócio honorário do Instituto Libercracia, fundador e ex-editor do site Boletim da Liberdade e autor, co-autor e/ou organizador de 10 livros.

Pular para o conteúdo