fbpx

O 10 de novembro na história: 85 anos do golpe nefasto de Getúlio Vargas

Print Friendly, PDF & Email

Há 85 anos, o Brasil sucumbia ao golpe nefasto de Getúlio Vargas e se iniciava a ditadura do Estado Novo.

O regime foi proclamado pelo seu representante da seguinte maneira: “o Estado Novo não reconhece direitos de indivíduos contra a coletividade. Os indivíduos não têm direitos, têm deveres! Os direitos pertencem à coletividade! O Estado, sobrepondo-se à luta de interesses, garante os direitos da coletividade e faz cumprir os deveres para com ela”.

Este dia deve ser um marco para todos os brasileiros amantes da liberdade, conscientes de que a grandeza que sonhamos para a nossa pátria não depende do sacrifício de nossa autonomia, tampouco da nossa rica diversidade regional – antes o contrário.

Uma pena que estamos lembrando esse marco em momento difícil, em que tantos julgam legítimo que os indivíduos não tenham direitos perante a “democracia” dos togados.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Lucas Berlanza

Lucas Berlanza

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colunista e presidente do Instituto Liberal, membro refundador da Sociedade Tocqueville, sócio honorário do Instituto Libercracia, fundador e ex-editor do site Boletim da Liberdade e autor, co-autor e/ou organizador de 10 livros.

Pular para o conteúdo