fbpx

A sabedoria de Oliver Wendell Holmes Jr.

Print Friendly, PDF & Email

Oliver Wendell Holmes Jr. foi um jurista e filósofo americano. É considerado pai do Realismo Jurídico pela importante contribuição no pensamento jurídico nos EUA ao longo do século XX. Nasceu em 8 de março de 1841. A sabedoria do aniversariante do mês:

“Se há algum princípio da Constituição que mais imperativamente exige apego do que qualquer outro, é o princípio do pensamento livre, não o pensamento livre para aqueles que concordam conosco, mas a liberdade para o pensamento que odiamos.”

“A marca de um homem civilizado é sua disposição de reexaminar suas crenças mais queridas.”

“A história do crescimento intelectual e da descoberta demonstra claramente a necessidade de liberdade irrestrita, o direito de pensar o impensável, discutir o indizível e desafiar o incontestável.”

“Restringir a liberdade de expressão atinge duas vezes a liberdade intelectual, pois quem priva outro do direito de declarar pontos de vista impopulares necessariamente também priva outros do direito de ouvir esses pontos de vista.”

“A liberdade é muitas vezes um fardo pesado para um homem. Envolve a necessidade de escolha perpétua, que é o tipo de atividade que os homens sempre temeram.”

“Não tenho respeito pela paixão da igualdade, que me parece apenas idealizar a inveja – não menosprezo a inveja, mas não a aceito legitimamente como minha mestra.”

“A livre concorrência vale mais para a sociedade do que custa.”

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo