Os grandes empreendedores brasileiros

FRANCISCO LACOMBE *

Augusto_Trajano_de_Azevedo_Antunes_site_famososquepartiramParticipei, há alguns anos, de um seminário na USP, organizado pelo professor Markovitch, no qual fiz a apresentação das realizações do Dr. Augusto Trajano de Azevedo Antunes, em cujas empresas tive o privilégio de trabalhar.

Considero da maior importância eventos desse tipo para formar a opinião da juventude a respeito do papel extraordinário dos nossos empresários no desenvolvimento do nosso país. Quem cria riquezas para o País são os empreendedores: são eles os responsáveis pelo nosso progresso.

Deveríamos dar na disciplina de História do Brasil, das escolas primárias e secundárias, um destaque especial para o estudo desses notáveis brasileiros, inclusive com capítulos próprios nos livros didáticos, como fazem vários estados americanos. As mentes das crianças são como folhas em branco, que absorvem os conhecimentos que lhes são ensinados.

Leia também:  Medida Provisória 881/19, a hora da Liberdade chegou

O seminário foi realizado por ocasião do lançamento do terceiro volume da série Pioneiros e Empreendedores – A Saga do Desenvolvimento no Brasil, pela Edusp / Editora Saraiva.

O livro retrata a trajetória empresarial de oito pioneiros que atuaram nas regiões Norte, Nordeste, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. São eles: os Lundgren, Luiz Tarquínio, Bernardo Mascarenhas, Delmiro Gouveia, Roberto Marinho, Augusto Trajano de Azevedo Antunes, Samuel Benchimol e Edson Queiroz. Outros dezesseis pioneiros foram retratados em dois volumes anteriores.

Verifica-se nos três volumes a imensa contribuição que esses pioneiros deram ao País, fundando novas empresas, criando riquezas para o País e para os consumidores nacionais, reformulando meios de produção, criando empregos, cuidando da formação profissional dos colaboradores, aumentando o bem-estar da população e dos seus empregados, abrindo novas fronteiras para o desenvolvimento, em suma: fazendo o nosso país progredir.

Leia também:  A hora de lutar contra a opressão estatal na educação chegou

Dr. Antunes tinha as qualidades características dos bons empresários: capacidade para vencer adversidades, capacidade de negociação, patrimônio inicial mínimo, ousadia, enorme perseverança, confiança, apologia do trabalho, valorização dos colaboradores, ética irreprochável, crença no Brasil e forte liderança. Nas apresentações que foram feitas dos demais empresários, verifica-se que estas qualidades estão quase todas presentes nos demais empreendedores homenageados.

Infelizmente, o papel desses notáveis brasileiros é desconhecido pela maioria da população. Deveríamos erigi-los em exemplo para o povo, mostrando como eles foram importantes para chegarmos ao nível de progresso que atingimos. A história desses pioneiros deveria ser ensinada como catecismo nas escolas.

Leia também:  A construção de uma grande crise

Espero que, em função de iniciativas como esta da USP, o papel e a importância dos empreendedores fiquem indelevelmente marcados nos corações e mentes da nossa juventude, onde será forjado o futuro do nosso país.

* PROFESSOR DE ADMINISTRAÇÃO
FONTE DA IMAGEM: WIKIPÉDIA
Ajude o Instituto Liberal no Patreon!
Pereira Rodrigo Ramiro

Pereira Rodrigo Ramiro

O Webmaster desenvolve atividades de projeto, configuração e administração da infraestrutura tecnológica do website.