fbpx

O que você precisa saber sobre o livre mercado

Print Friendly, PDF & Email

Capitalismo e livre mercado são coisas diferentes.

Capitalismo é o sistema social que estabelece os parâmetros que permitirão que o livre mercado exista.

Mercado é o processo onde indivíduos, isoladamente ou em grupos, interagem para criarem valor através da cooperação, da produção e do comércio.

Livre mercado é quando o processo de mercado se dá voluntária e espontaneamente. Ou seja, livre mercado é o mercado livre da coerção iniciada por indivíduos, isoladamente ou em grupos, que se valem do uso da coerção ou de fraude para obterem ganhos imerecidos usufruindo de bens sobre os quais não têm nenhum direito.

Livre mercado é resultado do capitalismo, sendo o florescimento e a prosperidade individuais sua última consequência.

O capitalismo propicia o livre mercado, o livre mercado promove o florescimento e a prosperidade individual.

Essa é a receita que transforma um amontoado de seres humanos, com interesses e qualidades distintas, em uma sociedade rica, na qual cada um dos seus membros é premiado por mérito, de acordo com o valor que cria e produz para si ou comercia com os outros.

Portanto, capitalismo é o sistema que livra o mercado da violência ao estabelecer regras gerais de conduta que dizem para os integrantes daquela sociedade o que acontecerá com eles caso resolvam agir violentamente iniciando ações que se utilizam da coerção, seja ela através do uso da força ou de fraude.

Essas regras são chamadas de leis e sua aplicação deve ser obtida através de uma instituição chamada governo que por sua vez terá também que se submeter a regras especificas que chamamos de constituição.

Constituições servem para limitar e condicionar a atuação do governo àquilo que lhe cabe defender e proteger: a liberdade individual e a propriedade privada, elementos sem os quais não existe o que o capitalismo propõe, o livre mercado.

Livre mercado é corolário do capitalismo, que é corolário do individualismo, que é corolário do entendimento da natureza racional do homem, que diz que para vivermos neste mundo precisamos ser livres para pensar e agir.

Livres exatamente daqueles que preferem usar a coerção para obter o que não conseguem criar, produzir ou comerciar através do seu próprio esforço.

Capitalismo é um sistema social composto de princípios abstratos; livre mercado é o resultado prático que se obtém quando os princípios do capitalismo são materializados.

Capitalismo é o sistema social que defende que indivíduos são dotados de direitos inalienáveis, direitos que ninguém lhes pode tirar, nem um indivíduo agindo isoladamente ou em grupos. Nem mesmo se um desses grupos for o governo.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo