fbpx

O que esperar depois da vitória de Boric no Chile?

Print Friendly, PDF & Email

A reação inicial do mercado após a vitória de Boric mostra que o jovem presidente do Chile vai ter um problema e tanto pela frente.

O problema de Boric não será impossível de resolver. Basta lembrar o que aconteceu por aqui em 2002, quando ficou claro que Lula seria eleito, e o que aconteceu depois; mas não é um problema simples.

Não sei se Boric tem a maturidade e, talvez mais importante, a capacidade que Lula teve para frustrar as expectativas dos próprios aliados. Se não tiver, as coisas podem ficar complicadas.

Por outro lado, o Chile, apesar dos temporais, teve tempo para desenvolver uma economia mais sólida do que a do Brasil. Quando Lula foi eleito, não tínhamos nem dez anos de estabilidade de preços.

Torço pelo Chile (lembrem que eu também torço pelo Botafogo); seria uma lástima se o caso mais próximo de sucesso em nuestra América se mostrasse incapaz de resistir a um mandato presidencial, mesmo que depois de uma tempestade.

Torço também para que a oposição que defende a agenda reformista (ou o que sobrou dela) se empenhe para dificultar a vida do novo inquilino do La Monena. Não porque o vencedor é de esquerda, mas porque essa é a função da oposição em qualquer sociedade que se pretende livre.

Por fim, se tudo der errado, pelo menos vamos ter vinhos baratos… ou não.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Ellery

Roberto Ellery

Roberto Ellery, professor de Economia da Universidade de Brasília (UnB), participa de debate sobre as formas de alterar o atual quadro de baixa taxa de investimento agregado no país e os efeitos em longo prazo das políticas de investimento.

Pular para o conteúdo