fbpx

O Brasil definitivamente não é um país sério

Print Friendly, PDF & Email

O Brasil não é para iniciantes e nem para inocentes. Prova disso é essa recente notícia que parabeniza um detento por ter passado em primeiro lugar no vestibular para Cinema e Artes Visuais na Federal do Pará.

O nome do presidiário é Pedro Henrique Araújo. Louvável, um homem de 34 anos passar em primeiro lugar numa universidade federal. Isso mostra que o sistema penitenciário brasileiro ressocializa os reclusos! Seria lindo se não estivéssemos no Brasil.

Pedro Henrique Araújo é acusado de estuprar três meninos menores de idade. Não bastasse o ato, ele filmou os três estupros. Veia artística? A faculdade apenas aperfeiçoará tal talento?

O estuprador, agora, pode perseguir o seu caminho com uma nova profissão, uma nova faculdade. Certamente, poderá ser ressocializado, em especial, nos corredores de uma Universidade Federal. Passará a circular pelo mesmo ambiente que nossas filhas, filhos, irmãs, irmãos, sobrinhos e sobrinhas. Talvez até dividirá uma cerveja numa mesa de bar com eles. Isso que eu chamo de ressocialização.

Não me surpreendo. Afinal, um país onde um ex-presidente não é preso após condenação de segunda instância, qual seria a chance de Pedro Henrique Araújo continuar preso? Pelo menos, conseguirá um diploma de Ensino Superior. Chupa, Lula.

Outro fato interessante é que, segundo o estadão, treze – olha a coincidência do número, aí – réus da lava-jato já tiveram suas penas executadas logo após a segunda instância. Piada? De mau gosto.

Nosso sistema carcerário e penal é uma piada. Brasileiro que é brasileiro sabe que não pode confiar na justiça brasileira. Como diria Sólon “as leis são como as teias de aranha que apanham os pequenos insetos e são rasgadas pelos grandes”. Acrescentaria o fato de que, as leis, no Brasil, só funcionam para quem, justamente, deveriam proteger. Enquanto políticos se safam, estupradores vão para a faculdade, não haverá qualquer império da lei nessa pocilga que chamam de Brasil.

Enquanto aqueles que deveriam ficar presos e reclusos estão andando nas ruas, você brasileiro, tem que ficar trancafiado dentro da sua casa e dormir, todos os dias, se preocupando com a possibilidade de ser roubado.

O Brasil parece ser um país para loucos, entorpecidos e inconscientes. Como bem afirmou Edmund Burke “para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada.” 

 

 

 

 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Lucas Pagani

Lucas Pagani

Acadêmico de Economia da Universidade Federal de Rio Grande (FURG).

Pular para o conteúdo