fbpx

O legado de Margaret Thatcher

Print Friendly, PDF & Email

No cerne da filosofia liberal, repousam princípios fundamentais que delineiam um sistema de crenças intrinsecamente voltado para a liberdade individual, responsabilidade pessoal, Estado de Direito, propriedade privada e economia de mercado. A frase eloquente “Deixe-me dizer em que acredito: no direito do homem em trabalhar como quiser, de gastar o que ganha, de ser dono de suas propriedades e de ter o Estado para lhe servir e não como seu dono” personifica, de maneira ímpar, esses valores que foram, inegavelmente, abraçados por uma das figuras políticas mais influentes do século XX.

A autora dessa frase icônica é Margaret Thatcher, a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do Reino Unido. A trajetória política de Thatcher foi moldada por sua firme adesão à filosofia liberal, que a levou a implementar uma série de reformas que redefiniram a paisagem política e econômica do Reino Unido. Em seu livro A Arte de Governar, Thatcher expõe suas visões sobre a liberdade, a responsabilidade individual e o papel limitado do Estado.

A liberdade individual, defendida por eminentes pensadores liberais como Friedrich Hayek, constitui-se como um princípio inalienável no contexto da ordem liberal. Em sua obra seminal O Caminho da Servidão, Hayek delineou os perigos de um governo excessivamente intervencionista, alertando para os riscos de restringir a autonomia do indivíduo em nome de um bem-estar coletivo ilusório. A frase de Thatcher reflete a essência desse princípio, enfatizando o direito do indivíduo de determinar seu próprio destino.

Junto com a liberdade, a responsabilidade individual emerge como um pilar inalienável da filosofia liberal. Os preceitos liberais reconhecem a capacidade e a necessidade do indivíduo de fazer escolhas informadas e assumir as consequências destas escolhas. Margaret Thatcher personificou essa ideia ao liderar reformas econômicas que enfatizavam a responsabilidade pessoal e o empoderamento dos indivíduos.

No âmago da filosofia liberal, também reside o conceito de Estado de Direito, um princípio que destaca a importância da igualdade perante a lei. Em sua carreira política, Thatcher defendeu a necessidade de um governo limitado por regras claras e aplicadas igualmente, o que garantiu que os cidadãos não fossem sujeitos aos caprichos arbitrários dos governantes.

A propriedade privada, defendida por teóricos como Ludwig von Mises em Ação Humana, é um princípio intrínseco à liberdade individual e à prosperidade econômica. A garantia da propriedade privada cria um ambiente propício para a formação de capital, o investimento produtivo e, por conseguinte, o crescimento econômico sustentado, como evidenciado nas políticas pró-mercado de Thatcher.

Nesse sentido, a economia de mercado, indubitavelmente alicerçada nos ideais liberais, reflete a livre interação entre indivíduos que buscam satisfazer suas necessidades e desejos por meio do intercâmbio voluntário. A filosofia de livre mercado abraçada por Thatcher se alinha com as premissas austríacas da economia, como observado nas obras de Hayek e Von Mises.

Em suma, a frase marcante de Margaret Thatcher encapsula os valores liberais que continuam a ressoar na sociedade contemporânea. Sua defesa fervorosa pela liberdade individual, responsabilidade pessoal, Estado de Direito, propriedade privada e economia de mercado ecoa nas palavras e nos ideais de destacados pensadores liberais. A herança deixada por Thatcher é um testemunho duradouro da influência da filosofia liberal na formação de sociedades prósperas e livres.

*Leonard Batista – Associado III do Instituto Líderes do Amanhã.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal trabalha para promover a pesquisa, a produção e a divulgação de ideias, teorias e conceitos sobre as vantagens de uma sociedade baseada: no Estado de direito, no plano jurídico; na democracia representativa, no plano político; na economia de mercado, no plano econômico; na descentralização do poder, no plano administrativo.

Pular para o conteúdo