fbpx

Milagre Chileno: como o Chile se tornou o país mais desenvolvido da América Latina

Print Friendly, PDF & Email

Baixa inflação, alto índice de desenvolvimento humano, muita competitividade na economia global, entre os 20 países com maior liberdade econômica e baixa percepção de corrupção, estabilidade política e econômica.

Estes são alguns dos atributos que tornaram o Chile o país mais desenvolvido da América Latina.

Nos últimos 40 anos, o país passou por uma profunda transformação: de uma ditadura militar para uma das democracias mais avançadas do mundo; de um regime que censurava veículos de comunicação para um dos países com maior liberdade de imprensa. De instabilidade política, golpes de estado e pobreza para estabilidade e ascensão social com redução da pobreza.

Para entender como esse processo foi conduzido, no entanto, é preciso voltar para o início dos anos 1970. Foi quando, a partir da reconstrução da estabilidade financeira perdida com o experimento populista do presidente deposto Salvador Allende, o “Milagre Chileno” começou.

A deposição de Salvador Allende

Na ocasião, Allende venceu a corrida à presidência com pouco mais de um terço dos votos válidos — nas regras eleitorais do país à época, não havia segundo turno. Passou a imprimir um projeto de poder socialista no Chile que, apesar de ter vencido as urnas, não era reverenciado pela maior parte da população.

No poder, atropelou as instituições chilenas — o Congresso, a Suprema Corte, a Controladoria Geral e a Constituição. Apoiou grupos paramilitares que recebiam ajuda de Cuba, nacionalizou fazendas e indústrias, gerou desabastecimento e inflação.

Diante da crise econômica causada, programas sociais de transferência de renda que o próprio governo tinha criado não foram cumpridos por falta de recursos. Além disso, o primeiro presidente marxista eleito no mundo limitou o comércio internacional, prejudicando os chilenos mais pobres, que ficaram impedidos de ter acesso a bens e serviços: tudo para proteger grupos de interesse locais. O governo ainda reprimiu a imprensa e buscou controlar o ensino nas escolas chilenas para favorecer as pretensões de seu projeto de poder.

Um mês antes de sua deposição, o Congresso listou dez flagrantes de desrespeito à ordem constitucional e legal do país. Por 87 votos a favor e 47 contra, o governo de Allende foi declarado como ilegal.

Ao final, pouco antes de concretizar um golpe e estabelecer sua própria ditadura, foi impedido por militares que se anteciparam e bombardearam o Palácio de La Moneda.

Naquele momento, o Chile registrava inflação superior a 1000%, muita desorganização econômica e incertezas.

A economia na ditadura Pinochet 

Os primeiros anos do regime do general Augusto Pinochet seguiram a cartilha desenvolvimentista nacionalista, com foco em protecionismo, substituição de importações e política monetária desastrada.

A situação foi agravada a partir de crises internacionais ao longo da década de 1970, tais como a Crise do Petróleo de 1973 (que quadruplicou o preço do barril), a recessão americana de 1975 (responsável pela enorme queda do preço de commodities exportadas pelo Chile no mercado internacional), além da instituição, em 1979, da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que novamente triplicou os preços do barril de petróleo. Todos esses fatores prejudicaram muito o Chile, na medida em que o país era dependente da exportação do insumo.

Com a recessão mundial de 1982, o PIB do Chile caiu 13,4% e a taxa de desemprego chegou a 19,6%, além de 30% da população se tornar dependente de programas de assistência social. Em 1986, o PIB per capita chileno ainda era inferior ao patamar de 1973: apenas 1.525 dólares, valor inferior à média da América Latina.

A virada econômica do Chile: os Chicago Boys 

Vale lembrar que o regime de Pinochet foi uma das ditaduras mais brutais e sanguinárias da América Latina. Contudo, esse legado será tratado em outro artigo, pois este é focado na economia do Chile.

Em meio ao caos, o general Pinochet decidiu buscar ajuda de economistas que não professavam a cartilha nacionalista e tampouco estavam ligados à política econômica dos anos de Allende.

Os escolhidos foram cerca de 25 economistas chilenos da Universidad Católica de Chile que tinham feito intercâmbio na Universidade de Chicago, onde foram influenciados pelo pensamento de Milton Friedman, Nobel em Economia de 1976. Vale lembrar que o economista não tinha relação direta com o regime.

A ideia de que o mercado traz melhores soluções do que burocratas e que, ao estabelecer incentivos apropriados aos consumidores e poupadores, há decisões acertadas e escolhas bem feitas — não havendo necessidade de o governo decidir pelos cidadãos —, era a base conceitual da revolução de pensamento que nos anos seguintes aposentou a abordagem keynesiana para lidar com as políticas econômicas.

Essa postura contrastava não apenas com a realidade chilena, mas com toda a política econômica da América Latina — o que ajuda a explicar o porquê de o Chile ter se tornado um ponto fora da curva: durante os anos 1960 a 1990, vários governos implementaram fortes políticas de centralização econômica na região.

Como diz a cientista política guatemalteca Glória Álvarez, “os populistas da América Latina disputam para saber quem consegue ser o melhor Papai Noel com o dinheiro alheio”. O Chile fez exatamente o oposto, mais notadamente a partir da década de 1980.

A escolha do general foi pragmática. Ele sabia que adotar os mesmos tons intervencionistas da agenda de Allende seria insistir na receita que gerou o caos econômico e instabilidade política no país. Ter resultados semelhantes dificultaria sua própria manutenção no poder.

Assim, o câmbio foi liberado, houve uma onda de privatizações e a previdência social foi reestruturada em um regime de capitalização. Promoveu-se estabilização da taxa de juros e um gradual rompimento das práticas protecionistas. Houve ainda redução na alíquota de impostos, tendo em vista a indução de mais negócios, e, a médio prazo, com o crescimento da economia, houve aumento de arrecadação.

Os anos iniciais da ditadura não foram muito bons do ponto de vista econômico, com inúmeras crises internacionais e a América Latina marcada pela desconfiança após vários países (como o Brasil) dando calotes em suas dívidas. A transição não foi fácil, uma vez que a economia chilena era, ainda há pouco tempo, contaminada por distorções generalizadas em relação ao livre mercado — como uma extensa interferência do poder público, empresas estatizadas, câmbio controlado e falta de confiança dos agentes econômicos na capacidade do governo de honrar com seus compromissos.

Todavia, substituiu-se a centralização estatal por princípios de livre mercado e, a despeito de terem gerado desemprego e contração econômica no curto prazo, foram criadas as bases para um crescimento sustentável e uma melhoria nas condições de vida da população.

Redemocratização do Chile

Mesmo com o desenvolvimento da economia ainda incipiente, a população passou a defender cada vez mais maior liberdade civil e política. Após muita pressão popular e internacional, Pinochet legalizou os partidos políticos em 1987 e convocou um plebiscito para 1988 para decidir se ele continuaria como governante. A população votou pela saída do general e, assim, a transição democrática foi realizada.

Os governos civis que sucederam o ciclo militar aprofundaram as reformas iniciadas por Pinochet. O país passou a ser caracterizado pela responsabilidade fiscal e abertura ao comércio exterior. Mesmo presidentes socialistas, como Ricardo Friolán Escobar Lagos e Michelle Bachelet, que promoveram reformas, sobretudo na saúde e algumas no sistema de pensões, mantiveram o compromisso com a estabilidade das contas públicas.

Ambiente de negócios do Chile 

Com uma economia dinâmica, orientada para o mercado e muita inovação, além de ênfase no comércio exterior, o país soube aproveitar o boom das commodities dos anos 2000, atraindo investimentos estrangeiros diretos.

Desde 2013, o país possui o maior Produto Interno Bruto (PIB) nominal per capita da América Latina, e o Chile passou a ser considerado pelo Banco Mundial um país avançado, com economia de alta renda e desenvolvida.

Embora seja frequente a ideia de que a liberdade econômica não contribui para o desenvolvimento social e questões relativas à superação da pobreza, trata-se de um equívoco: a renda per capita chilena, que era de 4.463 dólares no início do século, superou a marca de 16 mil dólares em 2016. Já o número de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza caiu de 45,1% em 1987 para 11,5% em 2009.

Além disso, o Chile adota os padrões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), tornando a abertura de uma empresa algo simples e ágil: é o 59º país do ranking que mede a facilidade de fazer negócios do Banco Mundial.

O Chile destaca-se ainda no comércio internacional, estando inserido em acordos comerciais importantes: é membro fundador da Aliança do Pacífico, tem um tratado de livre comércio com os Estados Unidos — em vigor desde 2004, além de ser responsável por um aumento comercial bilateral de 60% — e participa de outros acordos com a União Europeia, China, Japão e Coreia do Sul.

O Chile é um exemplo de como a liberdade econômica ajuda a construir uma sociedade mais próspera, não apenas sendo responsável por uma mudança política significativa, mas também melhora a qualidade de vida dos indivíduos, em especial os mais pobres.

O pioneiro sistema da previdência de capitalização do Chile 

Além disso, o sistema previdenciário no Chile incentivou a poupança doméstica, sendo o principal responsável pelo fato de o país estar no seleto grupo dos únicos sete do mundo que, segundo o Fundo Monetário Internacional, possuem dívida líquida negativa em relação ao PIB. A soma de ativos chilenos chegou a 73% do PIB em 2016, o que ajudou a financiar e desenvolver a economia.

Esse sistema previdenciário é caracterizado por cada trabalhador contribuir com 10% de seu salário para um fundo de aposentadoria individual. Sua vantagem é que não há risco fiscal para o governo desde 1981: apenas 0,7% do PIB foi gasto com previdência em 2018, enquanto no Brasil esse número é equivalente a 13% (não à toa, houve a reforma da previdência em 2019 para tentar diminuir a velocidade do crescimento desta despesa).

O sistema de seguridade chileno inclui ainda a saúde, em que cada trabalhador contribui com 7% de seu salário para ser atendido pelo Fundo Nacional de Saúde (Fonasa). Todo o cenário contribui para que haja um aparato de cobertura social, mas com responsabilidade fiscal.

Contudo, o debate público chileno é muito centrado em melhorias de políticas distributivas, como a universalização do ensino superior público e a passagem do sistema previdenciário para um modelo híbrido, com nuances de sistemas de partilha — como é o brasileiro. Isso fez com que a administração mais recente de Michelle Bachelet tenha sido responsável por aumentar a despesa fiscal e dobrar a dívida pública.

Protestos no Chile e o futuro do país 

A despeito do sucesso econômico, em 2019 iniciou um forte movimento civil de violentos protestos nas ruas de Santiago que, em geral, eram difusos (como as Jornadas de Junho de 2013 no Brasil), mas que pediam por maior protagonismo do estado em relação ao desenvolvimento econômico e social.

Desde 2019 houve intensa instabilidade no país, com queda em investimentos, crise econômica e perda de liberdades civis, como a crise que se abateu na liberdade de imprensa chilena, um cenário agravado ainda mais com a pandemia da Covid-19.

Em linhas gerais, a resposta da classe política foi a realização de uma nova constituinte para criar uma Constituição com maior protagonismo do papel do estado no campo social — sob forte crítica dos defensores da economia de mercado. O projeto ainda depende de aprovação da população em referendo a ser votado em setembro de 2022.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Luan Sperandio

Luan Sperandio

Analista político, colunista de Folha Business. Foi eleito Top Global Leader do Students for Liberty em 2017 e é associado do Instituto Líderes do Amanhã. É ainda Diretor de Operações da Rede Liberdade, Conselheiro da Ranking dos Políticos e Conselheiro Consultivo do Instituto Liberal.

Pular para o conteúdo