fbpx

Homenagem a Benjamin Constant de Rebecque (1767-1830)

Print Friendly, PDF & Email

Benjamin Constant de Rebecque (1767-1830) – não confundir com o Benjamin Constant brasileiro, um militar positivista heterodoxo que foi decisivo no golpe republicano de 1889 – nasceu em um 25 de outubro.

Foi um pensador liberal nascido na Suíça, mas que viveu muitos anos na França e marcou o liberalismo francês.

Influenciado pelos liberais ingleses, Constant criticou no militarismo de Napoleão, no democratismo rousseauniano e no republicanismo revolucionário francês o descuido com o que chamava de “liberdade moderna”, por oposição à “liberdade dos antigos”.

A chamada “liberdade moderna”, baseada menos na participação nas questões de Estado e mais na proteção contra o seu poder arbitrário, teria sido melhor alcançada, a seu ver, na monarquia constitucional britânica.

Seu pensamento foi precursor dos liberais doutrinários franceses e exerceu enorme influência no Brasil imperial do século XIX.

Devido ao peso essencial de sua obra na formação do imperador D. Pedro I e na elaboração da Constituição de 1824, dedico um longo espaço em meu livro “Os Fundadores” para sintetizar algumas das ideias de Constant. Segue um trecho: “A liberdade individual, sinônimo de “liberdade moderna” na percepção de Constant, não poderia ser sacrificada por um governo que se quisesse bem-sucedido e assimilado à natureza da época. (…) Não se pode pedir aos povos modernos que abram mão dessa liberdade em prol da manifestação de uma “vontade geral” que, ao fim e ao cabo, se torna a dissolução da personalidade individual em um todo tirânico” (Os Fundadores – O projeto dos responsáveis pelo nascimento do Brasil, Editora Almedina/Edições 70, p. 165).

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Lucas Berlanza

Lucas Berlanza

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colunista e presidente do Instituto Liberal, membro refundador da Sociedade Tocqueville, sócio honorário do Instituto Libercracia, fundador e ex-editor do site Boletim da Liberdade e autor, co-autor e/ou organizador de 10 livros.

Pular para o conteúdo