fbpx

Donald Stewart Jr. e os 40 anos do Instituto Liberal

Print Friendly, PDF & Email

O texto de hoje trata de um dos grandes liberais da história do Brasil, ninguém mais, ninguém menos que Donald Stewart Jr. fundador do Instituto liberal e grande propagador das ideias de liberdade.

Este artigo faz uma homenagem ao aniversário do Instituto liberal do Rio, que ocorreu no dia 16 de janeiro.

Sem Donald talvez o liberalismo não teria o alcance que possui hoje no Brasil. Ele trouxe para o país e traduziu diversas obras de autores liberais, além de ter contribuído com suas próprias obras, como “O que é liberalismo?”.

Um visionário, ele defendia já nos anos 80 assuntos como: a previdência individual (Chilena), a abertura econômica e redução do estado. Ele foi um dos responsáveis pelo renascimento ou, como ele dizia, o nascimento da ideologia liberal após a ditadura no Brasil, onde o liberalismo foi reprimido e praticamente desapareceu.

A rede de institutos que ele construiu, um total de 7 instituições em 6 estado e 1 no distrito federal, foi a maior e a única instituição liberal no país por anos. Tendo crescido muito nas décadas de 80 e 90 e se tornado uma das maiores na América Latina.

Além de sua participação no movimento brasileiro ele participou também de algumas instituições liberais internacionais como a Sociedade Mont Pèlerin, o CATO Institute, a Heritage Foundation, dentre outros.

Tamanhas foram suas contribuições que foi criado, em sua homenagem, o “prêmio Donald Stewart Jr” que premia anualmente os melhores artigos com temas liberais e já está em sua décima sétima edição (2020).

Infelizmente ele faleceu no ano de 1999 , aos 68 anos, devido a um agressivo câncer deixando para nós seu vasto legado em defesa da liberdade.

Para finalizar essa homenagem gostaria de parabenizar o Instituto Liberal pelos seus 40 anos de existência e agradecê-los pelo trabalho de preservação do liberalismo e de suas ideias que tem sido feito por eles no Brasil.

*Artigo publicado originalmente na página Liberalismo Brazuca no Facebook.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal trabalha para promover a pesquisa, a produção e a divulgação de ideias, teorias e conceitos sobre as vantagens de uma sociedade baseada: no Estado de direito, no plano jurídico; na democracia representativa, no plano político; na economia de mercado, no plano econômico; na descentralização do poder, no plano administrativo.

Pular para o conteúdo