fbpx

Apenas o Irã é menos livre economicamente que o Brasil na Copa do Mundo

Print Friendly, PDF & Email

O ranking da Heritage Foundation é um estudo que utiliza critérios como a independência do Judiciário, o respeito aos direitos de propriedade, a qualidade da legislação trabalhista, a integridade governamental, a carga tributária e a saúde fiscal de cada país para analisar a liberdade econômica deles.

Trata-se de um importante levantamento, pois há uma forte correlação entre seus critérios e o Índice de Desenvolvimento Humano, superior a 75%. Quanto maior a pontuação, que vai de 0 a 100, maior o bem-estar dos cidadãos daquele país.

Lamentavelmente, o Brasil não tem sido bem avaliado pelo estudo. Classificado como uma economia “majoritariamente não-livre”, atualmente ocupa tão somente a 153º posição. Isso significa dizer que somos o 28º país mais hostil à geração de riqueza.

Comparado com todos os 32 países cujas seleções disputam a Copa do Mundo, apenas o Irã é menos livre economicamente que o Brasil.

 

Desde a Revolução Iraniana de 1979, o país sofre com seguidas sanções econômicas. Inicialmente impostas pelos Estados Unidos, que buscaram com elas influenciar nas políticas anti-ocidentais do novo regime iraniano, o Conselho de Segurança da Onu aprovou sanções contra o país em 2006 por causa de seu programa de enriquecimento de urânio.

A reflexão que esse gráfico deixa é que, comparado com os outros países do mundial, o Brasil é ligeiramente mais livre economicamente apenas em relação a outra nação que sofre com sanções econômicas há quase 4 décadas. Precisamos mudar esta realidade e pararmos de ir na contra-mão do mundo desenvolvido.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Luan Sperandio

Luan Sperandio

Analista político, colunista de Folha Business. Foi eleito Top Global Leader do Students for Liberty em 2017 e é associado do Instituto Líderes do Amanhã. É ainda Diretor de Operações da Rede Liberdade, Conselheiro da Ranking dos Políticos e Conselheiro Consultivo do Instituto Liberal.

Pular para o conteúdo