fbpx

A sabedoria de Thomas Sowell

Print Friendly, PDF & Email

Thomas Sowell é um dos mais brilhantes economistas americanos em atividade e um destacado defensor da economia de mercado.

Graduou-se em Harvard, obteve o título de mestre na Universidade de Columbia e o de doutor na Universidade de Chicago. Escreveu mais de 30 livros, alguns dos quais são leitura obrigatória para os liberais. Confira algumas frases do autor:

“Quando você quer ajudar as pessoas, você diz a verdade. Quando você quer se ajudar, você diz a eles o que eles querem ouvir.”

“O fato de tantos políticos bem-sucedidos serem mentirosos descarados não é apenas uma reflexão sobre eles, é também uma reflexão sobre nós. Quando as Pessoa’s querem o impossível, apenas os mentirosos podem satisfazê-las.”

“É difícil imaginar uma maneira mais estúpida ou mais perigosa de tomar decisões do que colocar essas decisões nas mãos de pessoas que não pagam preço por estarem erradas.”

“Um dos sinais dolorosos de anos de educação simplificada é quantas pessoas são incapazes de fazer um argumento coerente. Eles podem desabafar suas emoções, questionar os motivos de outras pessoas, fazer afirmações ousadas, repetir slogans – qualquer coisa, exceto a razão.”

“Como você chama alguém que rouba o dinheiro de alguém secretamente? Roubo. Como você chama alguém que toma o dinheiro de outra pessoa abertamente pela força? Roubo. Como você chama um político que recebe o dinheiro de outra pessoa em impostos e a dá a alguém que tem maior probabilidade de votar nele? Justiça social.”

“Ninguém vai realmente entender a política até que entenda que os políticos não estão tentando resolver nossos problemas. Eles estão tentando resolver seus próprios problemas – dos quais serem eleitos e reeleitos são o número um e o número dois. O que quer que seja o número três, está muito distante.”

“O que o sistema de bem-estar social e outros tipos de programas governamentais estão fazendo é pagar as pessoas para falhar. Na medida em que eles falham, eles recebem o dinheiro; na medida em que eles prosperam, até certo ponto, o dinheiro é retirado.”

“Se você acredita em direitos iguais, então o que significam “direitos das mulheres”, “direitos dos homossexuais”? Ou são redundantes ou são violações do princípio da igualdade de direitos para todos.”

“O vocabulário da esquerda política é fascinante. Por exemplo, é considerado ‘materialista’ e ‘ganancioso’ querer manter o que você ganhou. Mas é “idealista” querer tirar o que alguém ganhou e gastá-lo para seu próprio benefício político ou para se sentir bem consigo mesmo.”

“O ativismo é uma maneira de as pessoas inúteis se sentirem importantes, mesmo que as conseqüências de seu ativismo sejam contraproducentes para aqueles que afirmam estar ajudando e prejudicando o tecido da sociedade como um todo.”

“Se você não está preparado para usar a força para defender a civilização, então esteja preparado para aceitar a barbárie.”

“Você não pode subsidiar a irresponsabilidade e esperar que as pessoas se tornem mais responsáveis.”

“Eu nunca entendi porque é “ganância” querer manter o dinheiro que você ganhou, mas não é ganância querer tomar o dinheiro de outra pessoa.”

“O estado de bem-estar é o jogo mais antigo do mundo. Primeiro, você leva o dinheiro das pessoas em silêncio, e então você dá um pouco dele de volta para de forma extravagante.”

“Se você sempre acreditou que todos deveriam seguir as mesmas regras e ser julgados pelos mesmos padrões, isso faria com que você fosse rotulado como radical há 60 anos, um liberal há 30 anos e um racista hoje.”

A liberdade custou muito sangue e agonia para ser abandonada pelo preço barato da retórica.

Quando sua resposta a tudo que está errado no mundo é dizer “deve haver uma lei”, você está dizendo que você considera a liberdade muito barata.

Um dos sinais tristes do nosso tempo é que demonizamos aqueles que produzem, subsidiamos aqueles que se recusam a produzir e canonizamos aqueles que reclamam.

“Não há talento tão ardentemente apoiado, nem generosamente recompensado, como a capacidade de convencer os parasitas de que são vítimas.”

“Grande parte da história social do mundo ocidental, nas últimas três décadas, tem sido uma história de substituir o que funcionava pelo que parecia bom.”

“Os maiores hipócritas do controle de armas são aqueles que vivem em condomínios luxuosos com seguranças armados – e que querem impedir que outras pessoas tenham armas para se defenderem. Mas e as pessoas de baixa renda que vivem em bairros de alta criminalidade?”

“Uma das conseqüências de tais noções de ‘direitos’ é que as pessoas que nada contribuíram para a sociedade sentem que a sociedade lhes deve alguma coisa, aparentemente apenas por serem gentis o suficiente para nos agraciar com sua presença.”

“É incrível como muitas pessoas agem como se o direito à liberdade de expressão incluísse o direito de ser livre de críticas por aquilo que você diz – o que significa que outras pessoas não deveriam ter o mesmo direito à liberdade de expressão que reivindicam para si mesmas.”

“A atração fatal pelo governo é que ele permite que os intrometidos imponham decisões sobre os outros sem pagar nenhum preço. Isso permite que eles ajam como se não houvesse preço, mesmo quando há preços ruinosos – pagos pelos outros.”

“É incrível como muitas pessoas parecem pensar que o governo existe para transformar seus preconceitos em lei.”

“O “multiculturalismo” se resume ao fato de que você pode elogiar qualquer cultura no mundo, exceto a cultura ocidental – e você não pode culpar nenhuma cultura no mundo, exceto a cultura ocidental.”

“Uma das razões mais importantes para o estudo da história é que virtualmente toda ideia estúpida que está em voga hoje foi tentada antes e se mostrou desastrosa antes, vária vezes.”

“O estado de bem-estar social sempre foi julgado por suas boas intenções, e não por seus maus resultados.”

“Alguns dos críticos mais contundentes da forma como as coisas estão sendo feitas são pessoas que não fizeram nada, e cujas únicas contribuições para a sociedade são suas queixas e exibicionismo moral.”

“A esquerda leva sua visão a sério – mais seriamente do que os direitos de outras pessoas. Eles querem ser nossos pastores. Mas isso exige que sejamos ovelhas.”

“O que é especialmente perturbador na esquerda política é que eles parecem não ter noção da tragédia da condição humana. Em vez disso, eles tendem a ver os problemas do mundo como sendo devidos a outras pessoas não serem tão sábios ou nobres quanto eles mesmos.”

“Os esquerdistas parecem presumir que, se você não acredita em suas soluções políticas particulares, você não se importa com as pessoas que eles dizem querer ajudar.”

“Assim como qualquer idiota pode destruir um vaso Ming de valor inestimável, as pessoas superficiais e mal educadas que dirigem nossas escolas podem minar e destruir por dentro uma grande civilização, que levou séculos de esforço dedicado para criar e manter.”

“O estado de bem-estar social protege as pessoas das conseqüências de seus próprios erros, permitindo que a irresponsabilidade continue e se desenvolva entre círculos cada vez mais amplos de pessoas.”

“A grande fuga de nossos tempos é a fuga da responsabilidade pessoal pelas conseqüências do próprio comportamento.”

“A maldição da intelligentsia é sua capacidade de racionalizar e redefinir. Pessoas comuns, sem esse dom, são forçadas a encarar a realidade.”

“Não há nada que os políticos gostem mais do que distribuir benefícios a serem pagos por outra pessoa.”

“É tão fácil estar errado – e persistir em estar errado – quando os custos de estar errado são pagos pelos outros.”

“Um amigo da Índia me disse que um conterrâneo dizia: “Eu quero ir para a América. Quero ver um país onde os pobres são gordos”.

“O argumento mais forte sobre o socialismo é que ele soa bem. O argumento mais forte contra o socialismo é que ele não funciona. Mas aqueles que vivem de palavras sempre terão um ponto fraco em seus corações pelo socialismo, porque soa tão bem.”

“A concorrência faz um trabalho muito mais eficaz do que o governo na proteção dos consumidores.”

“Quando as pessoas se acostumam ao tratamento preferencial, o tratamento igual parece ser discriminação.”

“O estado de bem-estar não é realmente sobre o bem-estar das massas. É sobre os egos das elites.”

“A política é a arte de fazer com que seus desejos egoístas pareçam o interesse nacional.”

“Inveja +
retórica = “justiça social”.

“Em uma democracia, sempre tivemos que nos preocupar com a ignorância dos ignorantes. Hoje temos que nos preocupar com a ignorância das pessoas com diplomas universitários.”

“Você nunca entenderá burocracias até entender que, para os burocratas, o procedimento é tudo e os resultados não são nada.”

“O esquerdismo é totalitarismo com rosto humano.”

“Parece que estamos nos aproximando cada vez mais de uma situação em que ninguém é responsável pelo que faz, mas somos todos responsáveis pelo que outra pessoa faz.”

“É fascinante observar os políticos apresentarem “soluções” para problemas que são um resultado direto de suas soluções anteriores. Em muitos casos, a coisa mais eficiente a fazer seria revogar a solução anterior e deixar de ser tão entusiasta para criar novas soluções no futuro. Mas, politicamente, essa é a última coisa que eles farão.”

“De toda ignorância, a ignorância dos educados é a mais perigosa. As pessoas instruídas não apenas têm mais influência, como são as últimas pessoas a suspeitar que não sabem do que estão falando quando saem de seus campos estreitos.”

“Quantos movimentos políticos idealistas por um mundo melhor terminaram em ditaduras assassinas em massa? Dar aos líderes políticos poder suficiente para criar “justiça social” é dar-lhes poder suficiente para destruir toda a justiça, toda a liberdade e toda a dignidade humana.”

“O capitalismo não é um ‘ismo’. Está mais perto de ser o oposto de um ‘ismo’, porque é simplesmente a liberdade de as pessoas comuns fazer quaisquer transações econômicas com as quais possam concordar mutuamente.”

“Nenhuma sociedade prosperou porque tinha uma grande e crescente classe de parasitas que vivia daqueles que produzem.”

“Da próxima vez que alguns acadêmicos lhe disserem quão importante é a diversidade, pergunte quantos republicanos existem em seu departamento de sociologia.”

“Um judiciário independente não significa juízes independentes da Constituição da qual eles derivam seu poder ou independentemente das leis que eles juraram defender.”

“Alguns dos maiores casos de falsidade ideológica estão entre os intelectuais que têm dificuldade em lembrar que não são deuses.”

“A realidade não é opcional.”

“Não há soluções; existem apenas trade-offs.”

“É verdadeiramente um triunfo da retórica sobre a realidade quando as pessoas acreditam que entrar na política é “serviço público”, mas que produzir comida, abrigo, transporte ou assistência médica não é.”

“A vida em geral nunca esteve nem perto de ser justa, então a pretensão de que o governo possa torná-la justa é um recurso valioso e inesgotável para os políticos que querem expandir o governo.”

“Geralmente, há apenas uma quantidade limitada de danos que podem ser causados por pessoas tolas ou estúpidas. Para criar um desastre verdadeiramente monumental, você precisa de pessoas com alto QI.”

“Na política, a verdade é estritamente opcional, e isso também parece ser verdade em setores da mídia.”

“As pessoas que nunca dirigiram um pequeno negócio modesto afirmam com grande certeza e indignação que os CEOs de corporações multinacionais recebem muito mais do que valem.”

“O que é sinistro é a facilidade com que algumas pessoas dizem, quando não gostam de alguma coisa, que o governo deveria proibir isso. Quando você vai por esse caminho, não espere a liberdade sobreviva por muito tempo.”

“Para os ungidos, as tradições provavelmente serão vistas como a mão morta do passado, relíquias de uma era menos iluminada, e não como a experiência destilada de milhões que enfrentaram vicissitudes humanas semelhantes antes.”

“As políticas econômicas precisam ser analisadas em termos dos incentivos que elas criam, em vez das esperanças que as inspiraram.”

“Algumas pessoas dizem que os impostos são o preço que pagamos pela civilização. Mas os impostos exagerados do nosso tempo são o preço que pagamos por ser ingênuos.”

“A primeira lição da economia é a escassez: nunca há o suficiente de algo para satisfazer plenamente todos aqueles que o desejam. A primeira lição da política é desconsiderar a primeira lição da economia.”

“O objetivo real deve ser a redução dos gastos do governo, em vez dos orçamentos equilibrados obtidos por altos impostos para cobrir os gastos crescentes.”

“O fato de que o mercado não está fazendo o que gostaríamos que fizesse, não é razão para assumir automaticamente que o governo faria melhor.”

“O planejamento central, o ativismo judicial e o estado de babá pressupõem muito mais conhecimento do que qualquer elite jamais possuiu.”

“Uma das belezas de uma economia coordenada pelos movimentos de preços é que ninguém precisa entendê-la para funcionar.”

“Mesmo que o governo se torne falido e a economia ainda assim não se recupere, os keynesianos sempre podem dizer que teria funcionado, se o governo tivesse gasto mais.”

“A falácia fundamental das chamadas leis de controle de armas é que tais leis não controlam de fato as armas. Eles simplesmente desarmam os cidadãos respeitadores da lei, enquanto as pessoas empenhadas na violência acham as armas de fogo disponíveis prontamente.”

“As tarifas que economizam empregos na indústria siderúrgica significam preços mais altos do aço, o que, por sua vez, significa menos vendas de produtos siderúrgicos americanos em todo o mundo e perdas de muito mais empregos do que os poupados.”

“A ciência econômica é o estudo das relações de causa e efeito em uma economia. Seu objetivo é discernir as conseqüências de várias maneiras de alocar recursos que tenham usos alternativos. Não tem nada a dizer sobre filosofia ou valores, mais do que tem a dizer sobre música ou literatura.”

“Nossos problemas econômicos me preocupam muito menos do que nossas soluções políticas, que têm um histórico muito pior.”

“O assassinato de uma dúzia de inocentes é inquestionavelmente uma tragédia humana. Mas isso não é desculpa para reagir cegamente, impedindo centenas de milhares de outras pessoas de se defenderem contra o mesmo destino.”

“Praticamente tudo o que o governo faz custa mais do que quando a mesma coisa é feita na indústria privada – seja construindo moradias, administrando prisões, coletando lixo ou inumeráveis outras coisas. Por que imaginaríamos que a saúde seria uma exceção?”

“O Wal-Mart fez mais pelos pobres do que quaisquer esquerdistas, dos quais nove em cada dez com certeza odeiam o Wal-Mart.”

“A lei do salário mínimo é muito inteligentemente nomeada erroneamente. O salário mínimo real é zero. É o que muitas pessoas inexperientes e pouco qualificadas recebem como resultado de uma legislação que torna ilegal pagá-las o que elas valem realmente para o empregador.”

“Ao contrário da visão da esquerda, foi o mercado livre que produziu moradias a preços acessíveis – antes que a intervenção do governo tornasse as moradias inacessíveis.”

“A questão não é o que alguém merece. A questão é quem deve assumir o papel divino de decidir o que todo mundo merece. Você pode falar sobre ‘justiça social’ o quanto quiser. Mas os impostos sobre a morte se resumem a deixar que os políticos tirem dinheiro de viúvas e órfãos para pagar os privilégios que vão distribuir aos outros, a fim de comprar votos para serem reeleitos. Isso não é justiça social ou qualquer outro tipo de justiça.”

“É incrível como muitos dos horrores do século XX foram resultado de charlatões carismáticos que levaram milhões de pessoas à própria desgraça. O que é ainda mais surpreendente é que, depois de um século que viu Hitler, Lênin e Mao, ainda não vemos necessidade de desconfiar do carisma como base para a escolha de líderes, seja na política, seja em numerosas organizações e movimentos.”

“Impedir a imigração ilegal significaria que os salários teriam que subir a um nível em que os americanos aceitariam os empregos atualmente tomados por estrangeiros ilegais.”

“As pessoas que se recusam a aceitar verdades desagradáveis não têm o direito de reclamar dos políticos que mentem para elas. Que outro tipo de candidatos essas pessoas elegeriam?”

“As políticas são julgadas por suas conseqüências, mas as cruzadas são julgadas pelo quão bons elas fazem os cruzados se sentirem.”

“Uma das habilidades mais importantes para o sucesso político é a capacidade de fazer afirmações contundentes sobre absurdos ou mentiras.”

“A maioria das pessoas que leem “O Manifesto Comunista” provavelmente não tem ideia de que foi escrito por um par de jovens que nunca havia trabalhado um dia em suas vidas, e que, no entanto, falavam corajosamente em nome dos “trabalhadores”.

“A cruzada de controle de armas hoje é como a cruzada da Lei Seca há 100 anos. É um fanatismo compartilhado que une os auto-justos sabe-tudo em calorosa comunhão com aqueles que se vêem lutando do lado dos anjos contra as forças do mal.”

“A suposição de que gastar mais dinheiro do contribuinte tornará as coisas melhores sobreviveu a todos os tipos de evidências de que as coisas pioraram. A família negra – que sobreviveu à escravidão, à discriminação, à pobreza, às guerras e às depressões – começou a se desfazer quando o governo federal instalou seus programas para “ajudar”.

“Existem 3 perguntas que destruiriam a maioria dos argumentos da esquerda. O primeiro é – comparado com o que? O segundo é – a que custo? E o terceiro é – que provas concretas você tem?”

“O velho ditado sobre dar a um homem um peixe versus ensiná-lo a pescar foi atualizado por um leitor: Dê a um homem um peixe e ele pedirá molho tártaro e batata frita! Além disso, algum político que queira seu voto declarará que todas essas coisas estão entre seus “direitos básicos”.

“Uma das razões para as teorias da conspiração é uma suposição de que as pessoas em postos elevados sempre sabem o que estão fazendo. Quando fazem algo que não faz sentido, razões desonestas são imaginadas pelos teóricos da conspiração, quando na verdade podem ser devido à ignorância e à incompetência.”

“Antes da guerra do Iraque, fiquei bastante perturbado com alguns dos neoconservadores, que estavam dizendo coisas como: “Qual é o sentido de ser uma superpotência se você não pode fazer isso e aquilo, assumir essas responsabilidades?” O ponto de ser uma superpotência é que as pessoas vão te deixar em paz.”

“O velho ditado sobre dar a um homem um peixe versus ensiná-lo a pescar foi atualizado por um leitor: Dê a um homem um peixe e ele pedirá molho tártaro e batata frita! Além disso, algum político que queira seu voto declarará que todas essas coisas estão entre seus “direitos básicos”.”

“Ação de Graças pode ser o nosso feriado mais antiquado. A própria gratidão parece desatualizada numa época em que tantas pessoas se sentem titulares do direito sobre tudo que recebem – e indignadas com o fato de não conseguirem mais.”

“É um pouco demais quando as pessoas veem a este país pregando o ódio contra os outros e exigindo tolerância para si mesmos.”

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Pular para o conteúdo