fbpx

A perda de poder aquisitivo da moeda é culpa da intervenção estatal

Print Friendly, PDF & Email

Inflação NÃO é aumento de preços. Tampouco aumento generalizado de preços.

Inflação NÃO é um fenômeno ligado à relação entre a demanda e a oferta de um bem e as variações que tanto a demanda e a oferta podem ter.

Aumento de preços por conta da escassez, ou queda de preços por conta da abundância, são fenômenos de mercado, não tendo nada a ver com retração ou expansão monetária, que é um fenômeno de exclusiva responsabilidade do Banco Central.

Não existe inflação de demanda, inflação de custos, inflação global, inflação de insumos ou qualquer outro nome que se queira dar ao aumento de preços resultante da relação entre oferta e demanda.

Inflação e deflação são exclusivamente fenômenos monetários, resultados da política governamental que aumenta ou reduz o poder aquisitivo de cada unidade monetária, aumentando ou diminuindo o poder de compra dos seus usuários.

Então, SIM, o único culpado pela perda de poder aquisitivo da moeda, manifestada através do aumento de preços, fenômeno reativo que resulta da desvalorização provocada pelo emissor do dinheiro, é o governo e mais ninguém.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo