fbpx

Custos do Monopólio

Print Friendly, PDF & Email
Nacionalistas favorá‡veis ao monop—ólio do petró—leo, na criaç㍋o do primeiro CEDEP. No cartaz, foto do Presidente Artur Bernardes. Rio de Janeiro, 1948

Há anos, sob a legenda de “O petróleo é nosso“, iniciou-se no Brasil uma era de monopólios e enriquecimentos ilícitos generalizados. Hoje, estão sendo denunciados numerosos empresários e executivos que, em conjunto, caracterizam o que ganhou a alcunha de “Operação Lava Jato“. Há discordância não apenas no Brasil como também em diversos países sobre a forma como devem ser tratados aqueles que “pagam” os chamados custos da corrupção. Na Itália, por exemplo, pagam corruptos e corruptores.

Agora, o “chefe” entre os empreiteiros decidiu contar o que sabe. Deve estar havendo numerosas negociações entre empresários e executivos para definir o tamanho da delação.

Hoje, o corruptor-chefe, o empresário Ricardo Pessoa, se compromete a contar tudo. Se isto, de fato, vier a acontecer, e na profundidade esperada, é provável que haja, no final do processo, escassez de celas, a menos que o articulador negocie também o limite das punições e que isso não envolva encarceramento. Nesse caso, o País inteiro vai acabar pagando o custo do Monopólio.

[divide]

Veja também:

MPF denuncia André Vargas, Pedro Corrêa e Luiz Argôlo à Justiça Federal

 

links atribuídos pela Editoria

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Pular para o conteúdo