fbpx

As Vinhas da Ira e o desapontamento comunista

Print Friendly, PDF & Email

Comentam que, certa vez, dirigentes soviéticos projetaram o filme As Vinhas da Ira para mostrar o fracasso do capitalismo aos agricultores que reclamavam do comunismo.

O filme foi baseado no livro do escritor esquerdista americano John Steinbeck e publicado em 1939. A obra, que recebeu o National Book Award e o Pulitzer de ficção, foi citada com destaque quando Steinbeck recebeu o Prêmio Nobel de Literatura no ano de 1962.

A obra narra a vida de uma família de meeiros que, com a Grande Depressão, perdem tudo e se veem obrigados pela necessidade a migrar do interior árido e pobre de Oklahoma para a promissora Califórnia.

Ao final da projeção do filme, os dirigentes soviéticos ficaram muito desapontados, porque os agricultores se impressionaram ao ver que os americanos, tratados como miseráveis pelos homens do partido, eram proprietários da sua própria caminhonete e tinham um lugar para onde ir.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo