fbpx

A sabedoria de George Washington

Print Friendly, PDF & Email

Nosso homenageado de hoje é George Washington, estadista e general americano, nascido na Virgínia em 22 de fevereiro de 1732.

Washington serviu como general e comandante-chefe dos exércitos coloniais durante a Revolução Americana e mais tarde se tornou o primeiro presidente dos Estados Unidos, servindo de 1789 a 1797. Ele é popularmente considerado a força motriz por trás do estabelecimento da grande nação americana, onde é conhecido como o “pai do país”.

“As armas de fogo ficam próximas, em importância, à própria Constituição.”

“O governo não é razão; não é eloquência; é força. Como o fogo, é um servidor perigoso e um senhor temível. A experiência nos ensinou que é muito mais fácil impedir um inimigo de se postar do que desalojá-lo depois de termos sido conquistados. Quando a liberdade de expressão nos é tirada, logo poderemos ser levados, como ovelhas, mudos e silenciosos, para o abate.”

“A liberdade e os direitos de propriedade são inseparáveis. Você não pode ter um sem o outro.”

“Precedentes são coisas perigosas; Deixe que as rédeas do governo sejam apoiadas e seguras com mãos firmes, e todas as violações da Constituição sejam repreendidas: se defeituosa, seja modificada, mas não seja pisoteada enquanto estiver em vigor.”

“Um pequeno conhecimento da natureza humana nos convencerá de que, para a maior parte da humanidade, o interesse é o princípio governante … Poucos homens são capazes de fazer um sacrifício contínuo de seus interesses ou vantagens particulares, em prol do bem comum. É inútil exclamar contra a depravação da natureza humana em relação a isso … Nenhuma instituição, que não seja construída sobre a verdade presumida dessas máximas, pode ter sucesso.”

“O tempo está agora próximo, o que provavelmente deve determinar se os americanos devem ser homens livres ou escravos; se eles devem ter qualquer propriedade que eles possam chamar de suas próprias; ou se as suas casas e fazendas devem ser saqueadas e destruídas, e eles mesmos colocadas num estado de miséria a partir do qual nenhum esforço humano irá livrá-los. O destino dos milhões não nascidos ainda dependerá, sob Deus, da coragem e conduta deste exército. Nosso inimigo cruel e implacável nos deixa apenas a escolha da resistência valente ou da submissão mais abjeta. Temos, portanto, a resolução de conquistar ou morrer.”

“A paz com todo o mundo é o meu sincero desejo. Estou certo de que é nossa verdadeira política, e estou convencido de que é o ardente desejo do governo.”

“A grande regra de conduta para nós, em relação às nações estrangeiras, é ampliar nossas relações comerciais, e ter com eles a menor conexão política possível.”

“Não podem ser planejados impostos que não sejam mais ou menos inconvenientes e desagradáveis.”

“Devemos evitar também o acúmulo de dívidas, não apenas evitando ocasiões de despesa, mas fazendo esforços vigorosos, em tempo de paz, para honrar as dívidas que as guerras inevitáveis podem ter ocasionado, não lançando, de forma nada generosa, sobre a posteridade um ônus que nós mesmos deveríamos suportar.”

“Existe, na economia e no curso da natureza, uma união indissolúvel entre virtude e felicidade; entre dever e vantagem; entre as máximas genuínas de uma política honesta e magnânima e as recompensas sólidas da prosperidade pública e da felicidade.”

“Contratar dívidas novas não é a maneira de pagar as antigas.”

“O governo é, na melhor das hipóteses, um empregado petulante e, na pior das hipóteses, um senhor tirânico.”

“Não há prática mais perigosa do que a de pedir dinheiro emprestado.”

“Os ocupantes dos cargos públicos amam o poder e são propensos a abusar dele.”

“Devemos consultar nossos meios e não nossos desejos.”

“O exemplo, seja bom ou ruim, tem uma influência poderosa.”

“Guarde-se contra as imposturas do falso patriotismo.”

“É mais fácil fazer inimigos do que amigos.”

“Errar natural, mas corrigir o erro é glorioso.”

“Homens verdadeiros desprezam a batalha, mas nunca correrão dela.”

“Não dê conselhos sem ser solicitado e, quando solicitado, faça isso brevemente.”

“É impossível raciocinar sem chegar a um Ser Supremo. A religião é tão necessária ao raciocínio, como a razão é para a religião.”

“Em um governo livre e republicano, você não pode conter a voz da multidão. Todo homem falará como pensa ou, mais propriamente, sem pensar, e, consequentemente, julgará os efeitos sem compreender suas causas.”

“Espero possuir firmeza e virtude suficientes para manter o que considero o mais invejável de todos os títulos: o caráter de um homem honesto.”

“Só posso dizer que não há um homem vivo que deseje mais sinceramente do que eu ver um plano adotado para a abolição da escravidão.”

“A religião e a moral são os pilares essenciais da sociedade civil.”

“Um povo que é possuído pelo espírito do comércio, que vê e que persegue suas vantagens, pode alcançar quase qualquer coisa.”

“A mais perigosa de todas as doutrinas falsas é aquela temperada com uma pequena verdade.”

“Seu amor à liberdade, seu respeito pelas leis, seus hábitos de indústria e a sua prática das obrigações morais e religiosas são as condições mais fortes para a felicidade nacional e individual.”

“Seja cortês com todos, mas íntimo com poucos, e deixe esses poucos serem bem testados antes de lhes dar sua confiança.”

“Estar preparado para a guerra é um dos meios mais eficazes de preservar a paz.”

“..o estabelecimento da liberdade civil e religiosa foi o motivo que me induziu ao campo de batalha.”

“As diferenças nas opiniões políticas são tão inevitáveis quanto, até certo ponto, talvez sejam necessárias; mas é extremamente lamentável que as questões não possam ser discutidas com temperança.”

“A liberdade, quando começa a enraizar-se, é uma planta de crescimento rápido.”

“Agradar a todos é impossível; se eu tentasse isso, provavelmente não agradaria a ninguém.”

“Em benefício da humanidade, é devidamente desejado que o emprego viril da agricultura e os benefícios humanizadores do comércio superem o desperdício da guerra e a raiva da conquista; que as espadas sejam transformadas em arados, as lanças em ganchos de poda e, como as Escrituras o expressam, as nações desistam da guerra.”

“Neste período auspicioso, os Estados Unidos entraram em existência como Nação; e, se os seus cidadãos não forem completamente livres e felizes, a culpa será inteiramente deles.”

“Um bando de idiotas liderado por um leão é superior a um bando de leões liderados por um idiota.”

“Leis ou normas não observadas, ou parcialmente atendidas, nunca deveriam ter sido feitas.”

“A maravilha de toda a história é a paciência com que homens e mulheres se submetem a responsabilidades desnecessariamente impostas por seus governos.”

“Que triunfo para os defensores do despotismo descobrir que somos incapazes de nos governar, e que os sistemas baseados na igualdade e liberdade são meramente ideais e falaciosos.”

“É importante, também, que os hábitos de pensar num país livre inspirem cautela nos responsáveis por sua administração, para que se confinem em suas respectivas esferas constitucionais, evitando que exercício dos Poderes de um departamento invada o do outro.”

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Pular para o conteúdo