fbpx

5 iniciativas liberais que tiveram resultados surpreendentes

Print Friendly, PDF & Email

sucesso-liberalismo-01

Se na primeira metade do nosso século as ideias liberais estiveram praticamente esquecidas e abandonadas, a segunda metade assistiu ao que tem sido denominado de renascimento do pensamento liberal. A expressão renascimento não nos parece adequada, pois indica fazer existir de novo o que existia antes. A rigor, a nosso ver, a expressão nascimento se aplica melhor neste caso. O fato de o liberalismo só ter sido enunciado e explicitado recentemente nos permite considerar o período anterior como um período de “gestação”, quando ainda não havia plena consciência do que fosse o ideário liberal. Na realidade, o liberalismo é uma ideia moderna e muito pouco conhecida. A maior parte dos nossos contemporâneos não sabe o que é o liberalismo porque não o viveu na prática, e não o conhece na teoria porque só agora as obras a seu respeito começam a ser divulgadas e traduzidas para os diversos  idiomas.

O renascimento do pensamento liberal

No pós-guerra, o renascimento do pensamento liberal se faz presente nos países que Paul Johnson denominou de os “Lázaros da Europa”, referindo-se aos países que “ressuscitaram” depois da Segunda Guerra Mundial. Na Alemanha, Adenauer, tendo Erhard como ministro da economia; na Itália, De Gasperi, tendo Einaudi como seu mentor econômico; e na França, após o retumbante fracasso da Quarta República, De Gaulle, tendo como chefe de sua assessoria econômica Jacques Rueff, conseguem realizar o milagre de, em prazo relativamente curto, soerguer economicamente os seus países. É importante notar que Erhard, Einaudi e Rueff fazem parte do pequeno grupo de economistas liberais que, juntamente com Hayek, Mises e Friedman, fundaram, em 1947, a Sociedade Mont Pèlerin, que congrega até hoje adeptos do liberalismo em todo o mundo.

mont pélerin
Primeiro encontro da Sociedade Mont Pèlerin

O sucesso econômico no Japão e Inglaterra

No Japão, um partido de cunho liberal permaneceu no poder por quarenta anos, não podendo deixar de ser apontado como responsável pelo seu grande sucesso econômico. Merece registro o fato de que a constituição vigente no Japão, de corte marcadamente liberal, foi promulgada após a guerra pelo general Mac Arthur, comandante  em chefe das forças de ocupação. Na Inglaterra, por outro lado, o predomínio da social-democracia, representada pelo Partido Trabalhista, conduziu a uma grande estatização da economia e ao seu empobrecimento relativo. A nação inglesa, que havia vencido a guerra e aspirava a uma posição de grande potência juntamente com os EUA e a Rússia, acaba, em relativamente pouco tempo, superada pela Alemanha, França e Japão, e já tem sua posição ameaçada pela Itália. O governo Thatcher procurou reverter essa tendência, adotando medidas arrojadas de privatização da economia. Nesse seu intento, foi fortemente influenciado pelo IEA – Institute of Economic Affairs. Em 1987, no jantar de comemoração dos trinta anos de fundação do IEA, Margaret Thatcher reconhecia que o seu governo não teria sido possível sem a base ideológica do IEA, cujo presidente, Ralph Harris, foi presidente da Sociedade Mont Pèlerin, no período 1983-84.

O liberalismo na Argentina

Também merece ser mencionado o período em que, na Argentina, no governo Frondizi, Álvaro Alsogaray, também membro da Mont Pèlerin, conseguiu em 22 meses reverter uma situação calamitosa negada pelo primeiro governo Péron. Acabou com a inflação (os índices de preço permaneceram constantes nos últimos três meses de sua gestão), ao mesmo tempo em que liberou a economia concedendo ampla liberdade para que o mercado estabelecesse os preços, os salários, a taxa de câmbio, as exportações e as importações. No mesmo período, as reservas argentinas, que haviam sido dilapidadas,  atingiram o equivalente a quase cinco bilhões de dólares. Nesse período registrou-se a maior taxa de investimento em muitas décadas e, no ano de 1960, o peso argentino foi qualificado pelo Comitê Lombard de Londres como “a moeda estrela do ano”. Por razões políticas, o presidente Frondizi interrompeu essa breve experiência liberal, e a Argentina, assim, retornou à social-democracia e ao populismo estatizante.

A prosperidade no leste asiático

No leste asiático, tem merecido destaque o desempenho econômico de países como Coreia, Formosa, Cingapura e Hong-Kong, fortemente apoiados na livre iniciativa, na taxa de câmbio livre (ou pelo menos realista) e no grande comércio internacional. Enquanto isso, o Terceiro Mundo, perdido na retórica social-democrata ou em regimes verdadeiramente socialistas, continua a lamentar a sua sorte e a apontar falsos culpados para as suas mazelas.

Há que se reconhecer a regularidade de resultados num caso e no outro. É imperioso tirar as lições dessa experiência.

 

Nota: Artigo revisado e retirado do livro de crônicas O Que é o Liberalismo, de Donald Stewart Jr., editado pelo Instituto Liberal desde 1988.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Donald Stewart JR

Donald Stewart JR

Engenheiro civil, empresário, intelectual, Donald Stewart Jr (1931-1999), criou o Instituto Liberal em 1983 com o apoio de um pequeno número de amigos do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Presidiu o Conselho de Mantenedores em diversos períodos. Após a criação do IL do RJ, mais sete instituições análogas foram inauguradas em seis estados e no Distrito Federal.

Pular para o conteúdo