fbpx

A teoria geral do riso e o petismo

Print Friendly, PDF & Email

Infeliz é a pessoa que veio a esse mundo para não sofrer escárnio” – Danilo Gentili

 

HOBBES_E_A_TEORIA_CLASSICA_DO_RISO_1380032069BO humor é uma verdadeira arma contra regimes autoritários. Assim já se fazia na Europa medieval com as chamadas cantigas de maldizer feitas para criticar as monarquias absolutistas da época. Elas acabavam gerando a ira dos monarcas que perseguiam os artistas que faziam as tais cantigas. Atualmente, vemos, mais uma vez, a aplicação clássica da teoria geral do riso, só que em nosso país.

A chamada teoria geral do riso é uma teoria que foi estudada e trabalhada pelo inglês Quentin Skinner no livro “Hobbes e a Teoria Clássica do Riso”. Nesta obra o autor mostra exemplos de uso do humor como oposição a regimes autoritários, iniciando a partir da discussão do livro “O Leviatã”, de Thomas Hobbes e o modo com que ele, Hobbes, retratava a figura do presidente da então república inglesa Oliver Cromwell. Foi a reação gerada por tal clássico da filosofia que favoreceu e alavancou a Revolução Gloriosa restaurando a monarquia na Inglaterra.

Skinner vem trilhando em seu livro ações que usam o chamado “uso político do riso”. Ações voluntárias que acabam gerando reações planejadas ou não-planejadas seja o riso de quem está assistindo ou a ira de quem é alvo. Sabendo disso, o governo do Partido dos Trabalhadores opera até hoje uma máquina de humor favorável a ele, usando da chamada Lei Rouanet para isso. O humorista Gregório Duvivier, do canal Porta dos Fundos é um exemplo perfeito disso: até 2012, Duvivier fazia humor criticando a tudo e todos, porém após receber aportes de cerca de R$ 7 milhões do governo via Lei Rouanet, passou a ser um defensor do governo, fazendo seus esquetes de humor sempre atacando os oposicionistas do governo. Por via das redes sociais, o blogueiro Jefferson Monteiro faz esse “trabalho” com a página Dilma Bolada, onde faz críticas aos oposicionistas e sempre enaltecendo a figura de Dilma Rousseff.

Mas a direita tem também os seus bastiões de humor. Páginas como “Liberalismo da Zueira”, “Bolsonaro Zuero”, “A culpa é do FHC”, “Humans of PT” e “Desumaniza Redes”, somados ao trabalho de humoristas como Danilo Gentili, Carioca, Felipe Hamachi, Cris Paiva e Léo Lins provocam a ira dos petistas. É claro que essas piadas, que tem como principal arma a luta pela liberdade, resultam em vários processos contra os humoristas, que são atacados pela máquina petista instalada no governo ou pertencente a esta blogosfera, seja porque esses petistas não gostam das piadas ou porque estão ganhando dinheiro para defender o governo.

Não podemos – e não devemos – esmorecer o humor pela liberdade. O humor é uma arma poderosíssima contra o autoritarismo cinza dos nossos amigos da esquerda. Pois, se chegamos no status atual de estarmos prestes a depor a pior Chefe de Estado da história de nosso país, muito se deu por usarmos essa ferramenta peculiar na guerra política que é o humor, beneficiando o crescimento dos movimentos de direita em nosso país. Afinal, a “zueira” nunca termina!

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Jefferson Viana

Jefferson Viana

Jefferson Viana é estudante de História da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenador local da rede Estudantes Pela Liberdade, presidente da juventude do Partido Social Cristão na cidade de Niterói-RJ e membro-fundador do Movimento Universidade Livre.

Pular para o conteúdo