fbpx

“Brain Drain”: o êxodo das mentes empreendedoras

Print Friendly, PDF & Email

brain-drain

A imigração existe desde que o homem é homem. Seres humanos partem em busca de melhores condições de vida, oportunidades, emprego. O fluxo migratório é o melhor termômetro do que funciona na prática em termos de modelo econômico. Afinal, palavras o vento leva, são baratas; mas quando o sujeito vota com o pé, ele não está de brincadeira e não há tempo para hipocrisias, para discurso de “poser” de rede social.

Historicamente, a imigração sempre se deu de países mais intervencionistas, opressores, para países mais livres, capitalistas. Ninguém quer sair dos Estados Unidos para viver em Cuba, ainda que defenda nos discursos o socialismo. Já para sair do “paraíso” socialista e tentar a vida no “inferno” capitalista, vale até se jogar em qualquer coisa que flutue em meio aos tubarões.

De tempos em tempos há um incremento no fluxo imigratório latino-americano para os países mais capitalistas, especialmente os Estados Unidos. É a prova dos fracassos constantes desses países em produzir prosperidade, insistindo de forma asinina em modelos populistas e nacionalistas. O editorial do GLOBO de hoje comenta justamente sobre o rastro de destruição que esse populismo deixa no continente:

A América Latina, como mostra a História, é marcada por ciclos alternados de autoritarismo e abertura política. Infelizmente, não é raro que, ao sair de um regime ditatorial, o caminho à democracia plena se veja desviado perversamente por atalhos populistas, também autoritários, interrompendo o processo de reconstrução das instituições fundamentais da república. Em nome de uma ideia difusa de “libertação” ou da “defesa nacional” contra um inimigo externo, adultera-se a democracia, intervém-se na economia, personaliza-se o que é público, apadrinham-se segmentos da sociedade e corrompem-se agentes do Estado e atores da sociedade, com alto custo para o desenvolvimento político, econômico e social.

Argentina e Venezuela são hoje exemplos bastante típicos desse processo. Bolívia e Equador também, mas sem ainda enfrentar tantas dificuldades econômicas.

[…]

No Brasil, as instituições republicanas mostraram até agora boa resistência às tentativas de hegemonização política do lulopetismo, representante deste nacional-populismo. Mas, no campo da economia, a adoção da “nova matriz macreconômica” empurrou o país para o mesmo caminho de infortúnio dos vizinhos bolivarianos.

O resultado, uma grave crise sem perspectiva de solução a curto prazo, cobra seu preço sobretudo da população mais pobre, inclusive aquele segmento que deixara estatisticamente a pobreza absoluta e corre agora o risco de retroceder. Por ironia, em nome de quem opera o populismo.

Vivemos hoje numa encruzilhada: não está claro quem vai vencer no Brasil, se o populismo petista ou se as instituições republicanas, muitas já tomadas pela praga vermelha. Diante desse quadro de incertezas, agravado pela enorme crise econômica, muitos brasileiros já pensam em abandonar o barco, em fugir para algum país mais livre e próspero, ou seja, mais capitalista e liberal. Foi o tema da coluna de Henrique Meirelles na Folha hoje:

Escuto com frequência cada vez maior brasileiros falando em deixar o país. As razões citadas são diversas: falta de perspectiva econômica, desânimo com a situação política, corrupção, desconfiança do futuro.

Permeando tudo isso, existe uma grande frustração depois da sensação na década passada de que o Brasil tinha conseguido finalmente superar suas dificuldades históricas e entrado numa rota de crescimento, criação de empregos, geração de riqueza e estabilidade econômica.

A reversão rápida e brutal dessas expectativas deixa um sabor amargo nas pessoas e traz sentimentos de decepção e até de revolta que estimulam o desejo de desistir e de deixar o país.

[…]

Para estancar este processo tão destrutivo, é muito importante que o Brasil equacione a crise política para poder retomar o crescimento e tenha uma liderança que aponte caminhos de futuro para todos.

Depois da decepção causada pela reversão de grandes conquistas socioeconômicas da década passada, é fundamental retomar a confiança no futuro e combater o sentimento hoje prevalente em muitas pessoas de que o país está em rota de decadência.

Se esse sentimento crescente de frustração e desencanto não for estancado, a perda de talentos e cérebros se tornará uma realidade a comprometer o futuro do Brasil.

Já está acontecendo, sinto informar. Percebo também cada vez mais gente boa querendo desistir do país, por não aguentar mais o PT, seu cinismo, a banalização da corrupção, e a crise causada por seu populismo irresponsável. A tolerância está no limite. O Brasil cansa, e o Brasil petista cansa muito mais.

Gente que poderia agregar muito valor ao país, ajudar na criação de riqueza, começa a pensar se vale a pena mesmo o esforço, se não seria melhor contribuir com seu talento em um país menos hostil ao mérito, ao sucesso, ao indivíduo que faz a diferença. Só mulher de malandro gosta de apanhar calada, sem reagir.

O estrago da passagem do PT pelo poder – que ainda não terminou, para desespero de todos – deixará marcas indeléveis que levarão anos, quiçá décadas para serem apagadas. O país regrediu muito nesse período, e o clima é de desesperança para milhões de pessoas. Inúmeras pessoas preparadas e inteligentes, com condições de viver em qualquer país, pensam em arrumar suas malas e “picar a mula”.

Se essa elite debandar em peso, recusando-se a viver como hospedeiros de parasitas, como no livro mais famoso de Ayn Rand, aí a esquerda vai ver o que é bom pra tosse. Todo o ataque retórico às “elites” serve apenas para alimentar o populismo, mas sem essas mentes empreendedoras, os parasitas definham. Como já ocorre na Venezuela e na Argentina.

Ou o quadro muda, a começar pela saída do PT do poder, ou o “brain drain” vai continuar a ganhar força, e o futuro brasileiro será tão sombrio quanto o de seus vizinhos bolivarianos. Weston, onde vivo na Flórida, já ganhou o apelido de “Westonzuela”, pela grande quantidade de fugitivos do chavismo. Se continuar na toada atual, em breve terá de mudar de apelido para “Westonzil”…

Rodrigo Constantino

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Rodrigo Constantino

Rodrigo Constantino

Presidente do Conselho do Instituto Liberal e membro-fundador do Instituto Millenium (IMIL). Rodrigo Constantino atua no setor financeiro desde 1997. Formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), com MBA de Finanças pelo IBMEC. Constantino foi colunista da Veja e é colunista de importantes meios de comunicação brasileiros como os jornais “Valor Econômico” e “O Globo”. Conquistou o Prêmio Libertas no XXII Fórum da Liberdade, realizado em 2009. Tem vários livros publicados, entre eles: "Privatize Já!" e "Esquerda Caviar".

10 comentários em ““Brain Drain”: o êxodo das mentes empreendedoras

  • Avatar
    24/10/2015 em 10:01 am
    Permalink

    Rodrigo, off topic: quer saber? No fim, foi mais legal ainda encontrar você no Instituto Liberal, porque li mais também os outros colunistas. Antes, lia basicamente apenas aqueles artigos do IL que você postava em seu blog Veja.

  • Avatar
    19/10/2015 em 5:08 pm
    Permalink

    Opa legal ter encontrado seus textos. Eu sempre lia na veja e agora que o blog acabou lá achei que você estivesse escrevendo para algum lugar fechado. Bom saber que ainda estão por aqui. Continue com o bom trabalho, sou leitor assíduo. Abraço.

  • Avatar
    19/10/2015 em 1:28 pm
    Permalink

    Não sabe nem escrever Millennium esse energúmeno do Constantino.

  • Avatar
    18/10/2015 em 5:07 pm
    Permalink

    O PSDB tem cinco ações para cassar Dilma (vejam abaixo),
    ajudou no pedido de impeachment elaborado por Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr e
    Janaína Paschoal, e está empenhado em atrair votos dos dissidentes da base
    governista. Mesmo assim, na área de comentários dos blogs independentes
    continuam aparecendo frases como essa “o PSDB não é oposição”. Existem duas
    possibilidades: são soldadinhos de Edinho Silva, querendo desqualificar os
    tucanos ou cabos eleitorais de Bolsonaro, tentando enfraquecer a candidatura de
    Aécio para presidente em 2018.

    Ação de Impugnação de Mandato Eleitoral 761

    Ação de Investigação Judicial Eleitoral 154781

    Ação de Investigação Judicial Eleitoral 194358

    Representação 846

    Representação por crime praticado no exercício das funções,
    em 2013, 2014 e 2105, pela Presidente da República, crimes contra as finanças
    públicas e de falsidade ideológica

    Já o PP de Bolsonaro (e Maluf), o partido com o maior número
    de envolvidos pela operação Lava Jato, apoiou Lula e colaborou para a reeleição
    de Dilma. Bolsonaro está no partido desde 2005. Uma década não foi suficiente
    para ele criar “coragem” e abandonar este navio de piratas. Talvez precise de
    30 anos, como Marta Suplicy precisou para sair do PT.

    • Avatar
      18/10/2015 em 7:51 pm
      Permalink

      ^^^^^
      Olha aí o pão com mortadela tucano. Parece petralha argumentando.

      1) E o Bolsonaro iria pra onde? Pro PSDB do mensalão mineiro, do mensalão da PEC da reeleição, do escândalo dos trens em SP, da Yeda Crusius? Não vem com onda, cara! Os eleitores do Bolsonaro não votam nele por causa do PP, até pq ele não é “progressista”. Aliás, se isso o faz se sentir melhor, ele irá em breve se mudar para o PSC.

      2) Ô, o PSDB está se esforçando taaanto pelo impeachment, não é mesmo? Até há pouco tempo atrás, o Aécio era contra. Agora nem sei mais no que ele acredita. Nem precisaria citar aqui o FHC “Dilma é uma mulher honrada e Lula é um símbolo”. Os ÚNICOS que estão realmente se movendo para que isso aconteça são o MBL e o Revoltados Online. Se esse LIXO de “oposição” prestasse, esses movimentos nem seriam necessários. O PLANO do PSDB é deixar a Dilma no cargo até 2018 para recolher dividendos eleitorais – o Aloysio Nunes já disse isso. O problema é que o país não irá aguentar até lá e já teremos perdido nossa liberdade a depender desses panacas.

      3) Com o enfraquecimento do PT, o PSDB tende a ocupar o espaço do partido como o provedor das “coisas de graça” para os vagabundos e ratazanas petralhas. Entre PT e PSDB, eu prefiro ficar em casa. Se vc é um desses que vive às custas do estado, de alguma bolsa/cota/ou proUni, aí vc tem realmente fortes motivos para gostar do PSDB e evitar o Bolsonaro. Pq o Bolsonaro vai fechar a torneira e cortar os privilégios dos parasitas.

      • Avatar
        19/10/2015 em 2:01 pm
        Permalink

        Lixo humano são você e a mulher que o defecou.

      • Avatar
        19/10/2015 em 3:46 pm
        Permalink

        Bolsonaro no PSDB ? Vade retro! Ele que crie um partido de extrema-direita pra chamar de seu!

        Se você acha que os tucanos não estão se esforçando pelo impeachment, o PT discorda e parece bastante empenhado em sabotar o processo. Escalou Janot para derrubar Eduardo Cunha e dois ministros do STF para usurpar o direito da oposição de recorrer ao plenário da Câmara, caso o presidente da Casa rejeite o pedido de Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr e Janaína Paschoal.

      • Avatar
        19/10/2015 em 4:30 pm
        Permalink

        Mas você não falou nada sobre as cinco ações do PSDB para
        cassar Dilma. Não vá dizer que tudo não passa de encenação! Tente ser mais criativo. O que Bolsonaro está fazendo, além de discursos,
        para tirar Dilma do Palácio do Planalto ? Aliás, ele não detesta os petistas tanto assim:

        “BOLSONARO indicou Aldo REBELO e até José GENOÍNO como políticos com competência para assumir o MINISTÉRIO da DEFESA. Contra fatos não há argumentos. PROVA II.”

        Leia mais no site da Sociedade Militar (use o Google)

        Bolsonaro está no PP desde 2005! Quem aceita ficar no mesmo
        partido de Maluf por tanto tempo não consegue salvar nem as
        aparências quanto mais o Brasil. Ficou num partido grande, embora podre, porque isto aumenta seu potencial eleitoral:

        “Com os quocientes eleitorais e partidários pode-se chegar a
        algumas situações. Um candidato A, mesmo sendo mais votado que um candidato B, poderá não ser eleito se o seu partido não alcançar o quociente eleitoral. O candidato B, por sua vez, pode chegar ao cargo mesmo com votação baixa ou inexpressiva, caso seu partido ou coligação atinja o quociente eleitoral.”

        Os bolsonaretes têm muitas coisas em comum com os petistas, sobretudo a agressividade e o apego ao autoritarismo!

        Para encerrar, recomendo que leia estes posts de Rodrigo Constantino no seu saudoso blog de Veja:

        Bolsonaro presidente? Muita calma nessa hora!

        Por: Rodrigo Constantino

        30/04/2014 às 16:06

        Assim não, Jair Bolsonaro! Assim é muito feio!

        Por: Rodrigo Constantino

        02/05/2014 às 19:46

        • Avatar
          20/10/2015 em 7:34 pm
          Permalink

          Agora vc realmente comprovou a sua FALTA DE CARÁTER. Fala aí: vc recebe as cotas ou o Passe Livre do Alckmin? Vc está com medo de que algum benefício q vc recebe do governo do PSDB acabe? Vamos por partes:

          1) O fato de ele “apoiar” ou não algum nome é IRRELEVANTE, já que a indicação do Ministro da Defesa cabe ao presidente, e ele não faz parte da base governista.

          2) O fato em questão teria ocorrido… em 2002 – a sua boa-índole se “esqueceu” de mencionar esse “detalhe”-, e ele não “apoiou” Rebelo; entre as duas opções que havia, ele achava o Rebelo o menos pior.

          3) Vc é tão mau-caráter – tal como um petista – que tb não menciona a NEGATIVA dessa informação NO PRÓPRIO SITE que vc mencionou como fonte, datada de 13/10, portanto vc já sabia q ela estava ali. A manchete:”Bolsonaro nega que tenha indicado Aldo Rebelo e Genoíno para assumir o Ministério da Defesa no governo LULA”. Trecho da resposta do deputado: “Agora, os que estão falando que eu fiz lobby para Aldo Rebelo, então vamos na ironia agora. Por que eu não faria então para João Pedro Stédile? Outra coisa, você acha que pela minha vida pregressa, pelo que eu falo da Dilma Roussef, eu teria clima pra chegar nela e falar.. O dilminha, bota o Aldo do PCdoB aí…”
          Aliás, vc mesmo entra em contradição: vc insinua que ele seria de “extrema-direita” e, ao mesmo tempo, o “acusa” de apoiar um comunista para o exército. Sério mesmo? Deixa ver se eu entendi: o comunismo seria de “extrema-direita” então? O que o Bolsonaro ganharia com isso? A sua argumentação não possui a MENOR LÓGICA! (continua)…

        • Avatar
          20/10/2015 em 7:50 pm
          Permalink

          “O que Bolsonaro está fazendo, além de discursos,
          para tirar Dilma do Palácio do Planalto?”

          Ao contrário do PSDB, ele tem feito OPOSIÇÃO SISTEMÁTICA contra o PT desde sempre. AGORA MESMO, ele acabou de sair de uma tal de CPI dos Crimes Cibernéticos onde o pessoal do MBL foi intimado a depor. ONDE estavam os seus queridinhos do PSDB e do DEM? Não havia NINGUÉM lá! Além dos comunistas e psolistas, só havia o Jair e o Eduardo Bolsonaro – no qual eu votei com muito orgulho – que botaram todo mundo pra correr. O membro do MBL que estava ali depondo disse na CPI que apoia o Bolsonaro. O Revoltados oficialmente apoia o Bolsonaro. Aliás, se o seu queridinho PSDB é tããoo eficiente assim, por que esses movimentos existem e precisam pedir doação? Por que o PSDB não está dando apoio a eles? Onde estava o PSDB na CPI? Por que apenas 1,1% dos brasileiros dizem confiar nos políticos? Vc deve estar vivendo em outro país!

          “Bolsonaro está no PP desde 2005!…”

          Eu já respondi a isso no outro post. Não vejo por que responder de novo. Em termos de “escândalos”, os do PSDB são mais antigos. Nunca vi o Maluf pedindo votos para o Bolsonaro, mas já o vi pedindo votos para o Alckmin. Pela sua “lógica”, vc vai ter que deixar de apoiá-los agora.

          “Os bolsonaretes têm muitas coisas em comum com os petistas”.

          Oh sim, eles defendem cotas raciais, passe livre, conselhos populares e imigração ilegal tal como os petistas… ah, é verdade, essas são as políticas que o Alckmin aprovou em SP. Por um momento, havia confundido…

          “Para encerrar, recomendo que leia estes posts de Rodrigo Constantino”.
          Sim, e daí? Não concordo com ele. E, se vc tivesse se dado ao trabalho de LER as respostas ao post dele, teria constatado que uns 90% dos comentários foram contrários e ele teve até que bloquear os comentários.

          Só finalizando: bom bolsa-família/boas cotas pra vc! Ah, e bom bolsa-TV a cabo tb que o PT acabou de inventar. Certamente, o PSDB irá transformar mais essa bolsa em “política de estado”.

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo