fbpx

Memória do IL: esta palestra de Og Leme em 1986 é a prova de que não aprendemos com nossa história

Print Friendly, PDF & Email

Em 1986, o Instituto Liberal do RS, então presidido por Winston Ling, depois conhecido por Instituto Liberdade, presidido por mim, junto com o IEE, na época sob minha presidência, promoveu o primeiro Ciclo de Estudos sobre Liberalismo realizado em Porto Alegre.

Recuperamos um dos vídeos do encontro, no qual podemos ver a palestra do prof. Og Leme, diretor acadêmico do pioneiro Instituto Liberal do RJ. Os demais vídeos, em número de seis, estão sendo recuperados.

 

Notem que os assuntos tratados na palestra são recorrentes. Privatização, liberalização do mercado, diminuição do tamanho e da ingerência do governo. Já são pelo menos 34 anos repetindo o receituário que fez com que os mais diversos países dos cinco continentes evoluíssem de forma até então inacreditável. Porém, aqui no Brasil, a classe política e seus cortesãos se fizeram e continuam se fazendo de surdos para continuarem passando bem com seus privilégios imorais inaceitáveis.

Lembrem-se de que o Muro de Berlim ainda não havia sido derrubado; que Reagan e Thatcher recém estavam começando a colher os frutos de seus projetos liberalizantes; que a Austrália, Nova Zelândia, China, Chile, Leste Europeu, ainda não haviam adotado as medidas que os fizeram crescer economicamente. Tampouco a União Européia tinha sido criada, o que levaria ainda 7 anos para acontecer. O Brasil começava a discutir a criação de uma assembléia nacional constituinte, mas acabou optando por cavar ainda mais fundo o poço em que nos encontrávamos, com uma sucessão de intervenções heterodoxas na economia, começando com o famigerado plano Cruzaro.

É história, senhores… Vemos que infelizmente, como sociedade, não aprendemos nada com ela.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo